Inovação

Páginas: 7 (1588 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2011
UNIVERSIDADE CASTELO BRANCO
ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO E TECNOLOGIA
CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM GESTÃO DE RECURSOS HUMANOS – 2º PERÍODO
PRÁTICAS INVESTIGATIVAS DA ESCOLA SUPERIOR DE GESTÃO

INOVAÇÃO

Rio de Janeiro
Agosto de 2011

1. O que é Inovação?
Existem várias definições para inovação:Alves (2011) diz, “inovação consiste na transformação de uma idéia em produto, serviço ou processo novo ou melhorado.”
A Inventta (2011) considera que “inovação é a exploração com sucesso de novas idéias.”
Segundo Ron Johnson, vice-presidente de varejo da Apple (2011), “inovação é a fantástica intersecção entre a imaginação de alguém e a realidade.”

2. Conceito de Inovação
O conceito deinovação depende de sua aplicação, podendo variar bastante. Se inovação é a exploração com sucesso de novas idéias, podemos considerar sucesso como aumento de faturamento, acesso a novos mercados, aumento das margens de lucro, entre outros benefícios.

De acordo com Rui Cruz (2007)

A característica mais importante de um inovador não é a sua imaginação, mas a sua perspicácia. Aperspicácia é o que permite transformar uma idéia, normal, como aquelas centenas que temos todos os dias, em algo especial. É, simultaneamente, ter idéia, ter a capacidade de concretizar mentalmente e ter a sagacidade de a ver utilizada de uma forma inovadora. Depois, ter força de vontade para fazer acontecer, qualquer que seja o custo.

“Existem várias possibilidades de inovar, inovações deproduto ou de processo são conhecidas como inovações tecnológicas. Quanto os outros tipos de inovações serão relacionados a novos mercados, novos processos e métodos organizacionais” (INVENTTA, 2011).
Para que seja caracterizada inovação, é necessário que seja causado um impacto significativo, é necessário que ela gere valor. Podendo ser valor econômico ou valor socioambiental, se acordo com osobjetivos da organização.

Existem cinco diferentes formas pelas quais este valor se dá:
▪ Introdução de um novo produto ou mudança qualitativa em um produto ou serviço existente;
▪ Desenvolvimento de um novo processo não necessariamente envolvendo um conhecimento inédito;
▪ Mudança organizacional, ou seja, novas formas de fazer as mesmas coisas internamente, ou criação de novasrotinas ou cultura de trabalho;
▪ Abertura de um nicho de mercado novo no qual uma área específica do setor ainda não havia penetrado;
▪ Criação de novas fontes de provisão para matérias-primas, ou outras contribuições que estimulem a sustentabilidade. 

De acordo com Ronald Jonash e Tom Sommerlatte (2011) “inovação é um processo de alavancar a criatividade para criar valor de novasmaneiras, através de novos produtos, novos serviços e novos negócios.”

Uday Pasricha (2011) esclarece que: “Algo é inovador quando cria valor acrescentado tangível para o seu utilizador, mediante a sua utilização, desperdício ou desconhecimento dos recursos”.

3. Tipos de Inovação
Há diferentes formas de inovação, podendo acontecer em produtos, serviços, processos internos ou externos. Segundo oManual de Oslo (2005 ) há quatro tipos de inovação:

Os dois tipos de inovação abaixo – de produto e de processos – são chamados de Inovações Tecnológicas, porque seus métodos e recursos estão fundamentados na utilização da tecnologia:

▪ Inovação do produto - introdução no mercado de novos ou significativamente melhorados, produtos ou serviços. Incluem alterações significativas nas suasespecificações técnicas, componentes, materiais, software incorporado, interface com o utilizador ou outras características funcionais. Para que um bem ou produto seja reconhecido como inovador, é necessário que o mercado acolha e passe a utilizá-lo. Portanto, é o volume de compras pelo mercado que define se um produto é inovador ou não. O simples lançamento de um produto novo, mesmo que tenha...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inovação
  • Inovação
  • Inovacao
  • Inovação
  • Inovação
  • Inovação
  • inovacao
  • Inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!