Inovação

Páginas: 7 (1711 palavras) Publicado: 6 de agosto de 2013
Inovação
A inovação consiste em um amplo e organizado processo para a concretização de novas ideias, podendo ocorrer em produtos e/ou serviços, processos, posição e paradigma. O empreendedorismo representa a vontade e a determinação em produzir algo novo, o preparo para desafiar, mudar e também assumir riscos calculados. Desse modo, o empreendedorismo possui papel crucial em fazer com que ainovação aconteça (BESSANT & TIDD, 2009).
Os empreendedores de sucesso são ambiciosos, motivados por uma missão, apaixonados, estratégicos (não apenas impulsivos), habilidosos, voltados para resultados. Alguns empreendedores além destas características centralizam os seus esforços em uma direção socialmente valiosa, são os denominados empreendedores sociais, que buscam essencialmente gerar “valorsocial” em vez de lucros. O trabalho dos empreendedores geralmente está atrelado a grupos de indivíduos voluntários em prol de uma causa social que visa mudanças sustentáveis de longo prazo. O empreendedorismo social baseia-se na mobilização de princípios empreendedores adequados na busca por um fim diferente ou paralelo, não devendo ser confundido com apenas filantropia, uma vez que visa a criaçãode estruturas que favoreçam modelos alternativos viáveis. Muitas vezes o empreendedorismo social é algo motivado pelo próprio indivíduo, em que o desejo de mudança leva a resultados extraordinários e sustentáveis.
O empreendedorismo social é um componente cada vez mais importante para os negócios, tendo em vista que grandes organizações são pressionadas pela sociedade a preocuparem-se com acomunidade do entorno. Nesse sentido, a responsabilidade social corporativa está se tornando uma prerrogativa essencial para as empresas, sendo muitas vezes mensuradas por meio das dimensões econômica, social e ambiental.
Conforme argumentos de Karl Marx, a inovação é “a roda do capitalismo”, e muitos outros economistas importantes como Shumpeter trouxeram aspectos para o entendimentos das poderosasligações entre a inovação e a busca incessante por lucros.
Os lucros tem sua importância pois de certa forma são o combustível para a prosperidade de futuros negócios; Uma das principais razões para se investir em pesquisa e desenvolvimento.
A motivação para a inovação surge muitas vezes, em detrimento de satisfazer desejos de fazer a diferença, como é percebido na história dos negócios, ondegrandes empreendedores como Carnegie, Rockfeller e Bill Gates agiram através da filantropia e criaram empresas sociais na busca pela criação de valores sociais.
De qualquer forma, torna-se difícil ser um empreendedor quando o desafio não é somente convencer as pessoas do que pode ser feito, mas, também, de fazê-lo de uma forma que o torne comercialmente sustentável.
O comportamento empreendedorpode ser encontrado em qualquer organização e é essencial para que a organização possa se desenvolver. O envolvimento dos stakeholders de maneira direta pode evitar ou amenizar conflitos que possam surgir. O engajamento direto dos ativistas que estão protestando ou conduzindo campanhas contra a empresa, pode ser a solução em alguns casos.
A rede Starbucks desenvolveu parcerias com grupos deativistas para melhorar seus métodos de produção de café orgânico, para que não fossem prejudiciais aos pássaros canoros, que vivem em áreas de cultivo de café. Com o conflito resolvido, a empresa estabeleceu-se como uma das lideranças nesse assunto.
As empresas já estabelecidas sofrem uma crescente pressão para trabalhar com uma agenda socialmente mais responsável. As organizações precisam garantirjunto aos investidores uma permissão para atuar nas várias comunidades, pois caso elas não entendam o ambiente em que a comunidade está inserida, elas correm o risco de sofrer resistência e suas operações podem ser seriamente afetadas.
Existe uma descrença com relação a responsabilidade social, muitos enxergam essa atividade como algo superficial, uma maquiagem para as formas antigas de fazer...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inovação
  • Inovação
  • Inovacao
  • Inovação
  • Inovação
  • Inovação
  • inovacao
  • Inovação

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!