Inovação e empreendedorismo

Páginas: 15 (3584 palavras) Publicado: 31 de março de 2013
A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO




















Pedro Leopoldo

2010

A INOVAÇÃO E O EMPREENDEDORISMO COMO DIFERENCIAL COMPETITIVO



Graziela Fátima Pereira

Haroldo Lacerda Brito

Silmar Cardeal

Mestrandos em Administração

RESUMO



Este artigoprocura mostrar a relevância e a influência do empreendedorismo e da inovação nas relações de crescimento e desenvolvimento das organizações contemporâneas que buscam atender da melhor forma as exigências tanto dos consumidores, quanto das diretrizes impostas pelo governo e pelo próprio mercado. Nesta perspectiva, será relatado como a inovação, criatividade e questão ambiental reforçam oempreendedorismo em processos industriais siderúrgicos.



PALAVRAS-CHAVE

Empreendedorismo, Inovação, Criatividade, Gestão Ambiental, Sustentabilidade.





1 INTRODUÇÃO

Várias foram as transformações surgidas ao longo do tempo como a revolução agrícola, a revolução industrial e hoje vivencia-se a revolução da informação. Atualmente, a informação permeia toda a atividade humana e ganha força evelocidade jamais visto. Nessa transformação, um aspecto que concentra grandes esforços e atenção das organizações é o processo da inovação. O que se coloca em debate é a capacidade das organizações de promoverem empreendimentos inovadores. Dessa maneira, a inovação tornou-se o principal diferencial em um mercado altamente competitivo. No período do Taylorismo e Fordismo, a gestão do negóciodependia mais da ação racional, hoje devido a complexidade, depende também da inovação. Portanto, as organizações buscam profissionais inovadores e que tenham capacidade de trabalhar em equipe. Os temas mais abordados nesse milênio estão voltados para capacidade de trabalhar em equipe, aprendizado organizacional e capacidade de inovação.

Diante desse novo cenário, empresas mudam o foco, deixam avalorização da tecnologia, como lista de prioridades e passam a valorizar pessoas. A capacidade de inovar está totalmente voltada para pessoas. Nesse mesmo cenário surge a figura do intra-empreendedor com características fundamentais para esse novo processo. As organizações trabalham visando motivar o surgimento do intra-empreendedor. Há uma demanda crescente por indivíduos e organizações criativase inovadoras. Em um mundo onde a proliferação das idéias cresce rapidamente, as melhores recompensas são reservadas aos inovadores, aos que buscam sempre fazer as coisas de modo diferente. Novos produtos, novas formas de lançamento no mercado e até novas maneiras e plataformas de inovar são conseguidas através do fomento ao intra-empreendedorismo.

Um dos pilares da Inovação é a informação e oaprendizado. A importância da informação e do conhecimento, na atualidade, não se restringe somente ao desenvolvimento de tecnologia de informação e comunicação que, nas últimas décadas, transformaram as formas de produzir e distribuir bens materiais. Todo o grande saldo na história associa-se a inovação tecnológica ou inovação radical. Importante associar o processo da inovação com o aprendizado,não existe inovação sem aprendizado e não existe aprendizado sem pesquisa. Nesse processo, avaliar a capacidade e a motivação das organizações para gerar conhecimento faz-se fundamental.

Para inovar, não necessariamente, a empresa terá que lançar um produto novo no mercado, existem plataformas interessantes de inovação que sem dúvida representam possibilidades de ganhos. A questão ambiental éuma plataforma importante para inovar e ganha força a cada dia. Existe um espaço aberto para esse segmento. Um bom exemplo seria inovar junto aos resíduos gerados que pode representar uma forma de ganho e uma oportunidade para o mercado. As empresas podem inovar em processo ou produto, junto ao cliente ou junto ao fornecedor. Com a globalização não tem como a empresa inovar somente internamente,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • empreendedorismo e inovação
  • empreendedorismo e inovação
  • EMPREENDEDORISMO E INOVAÇÃO
  • Empreendedorismo e Inovação
  • EMPREENDEDORISMO E INOVACAO
  • Inovação e Empreendedorismo
  • Empreendedorismo e Inovação
  • Inovação e Empreendedorismo

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!