Inovação Tecnológica Fiat

Páginas: 22 (5252 palavras) Publicado: 30 de junho de 2014
Introdução

A imagem da Fiat Automóveis há muito tempo está ligada a carros pequenos, econômicos e eficientes, porém sem deixar de lado o designer moderno e agressivo e a tecnologia de ponta. Quer seja na Itália ou no Brasil, seus automóveis são sinônimos de economia, versatilidade e modernidade.

A Fiat Automóveis busca um crescimento que tenha a inovação como principal sustentação. Nopresente trabalho, serão abordadas algumas das inovações desenvolvidas pela Fiat ao longo dos anos, desde a instalação de sua fábrica no Brasil, apresentando sua importância para a empresa e possíveis obstáculos encontrados em sua implementação.

Muitos dos projetos de inovação da Fiat visam preparar os carros para um futuro de sustentabilidade e de conectividade. Através da adoção de uma novametodologia de gestão da inovação, a Fiat busca um crescimento em que a inovação chegue a todos os níveis e áreas da empresa, não apenas em relação às tecnologias que ela utiliza em seus produtos e serviços.

Em janeiro deste ano, a Fiat assumiu o controle da Chrysler, havendo, assim, uma reorganização corporativa do grupo e a formação da Fiat Chrysler Automobiles (FCA) como uma empresatotalmente integrada. A liderança do Grupo Fiat Chrysler Automobiles (FCA) definiu recentemente um ousado plano de negócios para o período de 2014 até 2018 a analistas financeiros e investidores para detalhar as expectativas para o mercado na região, que terá, ainda em 2014, nova fábrica de veículos em Goiana (PE) e contará com o aumento da capacidade produtiva em Betim (MG).











1. Aempresa

A Fiat Automóveis é uma empresa italiana, cuja matriz, por muito tempo localizada em Turim, na Itália, agora se encontra em Londres, Inglaterra, desde maio, poucos meses após sua fusão com a Chrysler e formação da FCA - Fiat Chrysler Automobiles.

A Fiat Chegou ao Brasil no ano de 1976, instalando-se na cidade de Betim, em Minas Gerais. O primeiro carro da Fiat produzido no Brasil,marcando o início das operações da fábrica de Betim, foi o modelo 147, movido a álcool, e considerado uma grande inovação para a época. Atualmente, a montadora de Betim é a maior fábrica de automóveis da marca, em tamanho e em produção, ultrapassando até mesmo a matriz. Ela opera atualmente em três turnos, com capacidade produtiva para até 800.000 veículos por ano.

A Fiat é líder no mercadobrasileiro há dez anos, com uma fatia de 22,5% do mercado interno de automóveis e VCL (Veículos Comerciais Leves). A empresa prega a constante adoção de práticas de gestão que a colocam como sinônimo de excelência e orgulho entre seus clientes, acionistas, empregados e que proporcionam à marca ser líder de mercado. A matriz conta com a operação brasileira para elaborar veículos diferenciados e comcaracterísticas de ponta.

No Brasil, o Grupo Fiat – dividido em FIAT S.p.A. (Società per Azioni) e Fiat Industrial – conta com as montadoras Fiat, Iveco, Case Construction, Case Agriculture, New Holland Constrution e New Holland Agriculture; as fábricas de componentes Magnetti Marelli, Teksid, Fiat Powertrain e Comau; os serviços financeiros Banco Fidis, CNH Capital e Fiat Finanças; e asunidades de serviços Fundação Fiat, Fiat Services, FIDES e Isvor – universidade corporativa do Grupo. Para promoção de educação e cultura, o grupo mantém a Fundação Torino e a Casa Fiat de Cultura.

A Fiat constrói em Pernambuco sua segunda unidade industrial no Brasil. A fábrica será o centro de um pólo automotivo altamente integrado que nasce no município de Goiana e inclui um parque defornecedores de primeiro nível (sistemistas), centro de capacitação e treinamento, centro de pesquisa e desenvolvimento, pista de testes e campo de provas. Trata-se de uma fábrica de concepção sustentável, de baixo

impacto ambiental, que reproduz as melhores práticas consagradas no Sistema de Gestão Ambiental Fiat. A planta tem layout moderno, otimizado, com fluxos de materiais e de produtos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Inovação tecnológica
  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica
  • Inovação Tecnológica
  • INOVAÇÃO TECNOLOGICA
  • inovação tecnologica
  • Inovação tecnológica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!