Inovação na área da saúde: implantação de um produto inovador em uma clínica especializada em oncologia

Páginas: 23 (5668 palavras) Publicado: 11 de março de 2013
Inovação na área da saúde: Implantação de um produto inovador em uma clínica especializada em oncologia

Ana Cristina Guimarães (PUC Minas)
Anderson Velloso (PUC Minas)
Danielle Cardoso M. Gonçalves (PUC Minas)
Gigliola de Moura (PUC Minas)
Marcos Vinicius Nascimento (PUC Minas)
Robson Vicenzi (PUC Minas)


1 Introdução
Diante de uma competitividade incansável, expansão do mercado, asempresas têm que se ajustar à realidade. Onde estas, para não morrerem ou tornarem-se estagnadas, devem tornar eficientes e eficazes na execução do serviço.
No caso específico de uma clinica de oncologia, pode-se definir que a demanda de pacientes com patologia de câncer vem crescendo, e a competitividade do mercado mais ainda, pois o custo do tratamento é alto e tem uma rentabilidade muitofavorável, o que atrai várias criações de novos negócios nesta especialidade, portanto, a implantação de uma inovação é fundamental para a empresa manter-se sólida no mercado.
Diante disso, o objetivo deste trabalho é descrever e analisar o processo de implantação de um produto inovador lançado no mercado, na Clínica Oncocentro de MG. O produto lançado é uma bolsa infusora descartável, que possibilitatratamento domiciliar, aos clientes que necessitam de medicação num período maior que 12 horas diárias, de acordo com vários estudos que foi comprovado que 90% dos pacientes que podem receber tratamento domiciliar tem sua recuperação mais rápida e em casos crônicos uma melhor qualidade de vida.
Contudo, o trabalho ira descrever importantes considerações que devem ser observadas por umaprestadora de serviços na área da saúde especializada em oncologia, para implantação de um novo produto no mercado, dado ao fato de que trata diretamente com pacientes/clientes portadores de uma patologia morosamente definhadora, qual seja: o câncer.
2 – Referencial Teórico
2.1 – Planejamento e produto
Segundo Chiavenato (1995, p.13), “planejar significa estudar antecipadamente a ação que será realizadaou colocada em prática e quais os objetivos que se pretende alcançar”. Estes são os aspectos iniciais para implantação de um produto inovador.
È sabido que a qualidade de serviço é uma atitude em longo prazo, ao passo que a satisfação do consumidor é definida como um julgamento transitório, formado a partir de um encontro específico na realização de um serviço. Antes de implantar uma inovação,o empreendedor deve fazer um planejamento, para curto, médio e em longo prazo. Tal definição é confirmada:
O sucesso de qualquer negócio, seja uma empresa industrial, comercial ou de serviços, depende de várias decisões que o empreendedor deve tomar antes de iniciá-lo. Para fundamentar essas decisões, o empreendedor deve elaborar um pequeno projeto que lhe sirva de guia nofuturo e oriente seu processo decisório. (CHIAVENATO, 1995, p.23)
Woiler e Mathias (1996, p.27), destacam que o planejamento é um processo de tomada de decisões interdependentes que procuram conduzir a empresa para uma situação futura desejada. Os autores afirmam, ainda, que o processo de planejamento começa pela fixação dos objetivos que a empresa espera alcançar, ou seja, os objetivos nortearão oplanejamento estratégico.
Como elemento necessário à implantação de um produto, o empreendedor é aquele que se demonstra uma pessoa ativa, arrojada, que inicia ou que desenvolve um negócio em que se arrisca a perder o capital nele aplicado. Diante disso, não se pode esquecer que o empreendedor deve observar :
O empreendedor deve se manter sempre atento aos acontecimentos,monitorando os movimentos dos concorrentes, com a finalidade de garantir a manutenção e viabilidade do seu negócio, agindo sempre de acordo com a lei e respeitando a ética. Quem conhece o seu mercado aumenta as possibilidades de obter melhores resultados, e deve tomar suas decisões sempre que possível baseada em seus próprios dados, não por influência dos concorrentes. (CHIAVENATO, 1995, p.13)...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • A IMPLANTAÇÃO DO AUTORIZADOR ELETRÔNICO NA ÁREA DA SAÚDE
  • Psicologia da saúde.
  • Produto Inovador
  • Oncologia clínica
  • Guia de Auxílio em Implantação de Boas Práticas de Produtos para Saúde
  • Produto Inovador
  • Produto Inovador
  • Produto inovador

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!