inovação da contrução civil

Páginas: 33 (8066 palavras) Publicado: 22 de outubro de 2013
Inovações na Construção Civil e a Sustentabilidade
O processo de modernização da construção civil está ligado, não somente em agregar a diminuição de prazos e custos à durabilidade, segurança e estética inovadora das construções, mas principalmente a formas mais sustentáveis dessas obras serem feitas.
A construção sustentável é um sistema construtivo que promove intervenções sobre o meioambiente, adaptando-o para suas necessidades de uso, produção e consumo humano, sem esgotar os recursos naturais, preservando-os para as gerações futuras. Ela faz uso de ecomateriais e de soluções tecnológicas e inteligentes para promover o bom uso e a economia de recursos finitos (água e energia elétrica), a redução da poluição e a melhoria da qualidade do ar no ambiente interno e o conforto de seusmoradores e usuários.A indústria da construção civil é a que mais retira matérias-primas da natureza e também é a que gera o maior volume de entulho. Na cidade de São Paulo, por exemplo, a quantidade de entulho produzida é o dobro da de lixo doméstico.
Devido a esses indices bastante altos, em todas as partes do mundo sao pesquisadas e aplicadas novas formas de reduzir esses numeros, desde àcriação de cimento reciclado, feito de resíduos da indústria siderúrgica, à criação de edifícios que geram uma parte da energia que consomem, a partir de turbinas eolicas capazes de produzir energia eletrica pela força dos ventos, de painéis fotovoltaicos formados por células fotovoltaicas que convertem energia solar em energia elétrica e da inércia térmica dos solos que propicia a climatização deambientes internos.
http://tessfacs.blogspot.com.br/2010/05/inovacoes-na-construcao-civil-e.html

Construções sustentáveis: oportunidades no mercado verde
O setor da construção civil começou a pensar no potencial das edificações sustentáveis e já vem dando alguns passos nessa agenda. A importância dessa iniciativa se deve ao fato de que cerca de 40% das emissões de CO2 no mundo são causadas poredifícios. No Brasil, as construções consomem 44% da energia gasta no país, sendo que 22% acontece em uso residencial, 14% em comercial e 8% em prédios públicos.

Além de contribuir para a redução das emissões de gases estufa, o emprego da sustentabilidade na construção gera economia tanto para o bolso das construtoras como do consumidor. De acordo com o Conselho Brasileiro de Construção Sustentável(CBCS) a sustentabilidade nas construções, pode render uma economia de 40% de água e 30% de eletricidade. Para esse resultado, basta investir de 3 a 5% do valor do imóvel em tecnologias ambientalmente saudáveis.

Já as iniciativas por parte do Governo Federal para estimular o setor ainda são muito tímidas, quase inexistentes se não fosse o lançamento, em abril de 2009, do programa Minha Casa,Minha Vida. Um total de R$ 34 bilhões serão destinados para a construção de um milhão de residências. Segundo a CBCS, o Brasil pode ter muito mais resultados, pois boa parte da tecnologia necessária para que o setor da construção civil no país adapte e mitigue as mudanças climáticas já existe. O que falta é disseminação de conhecimento e informação, tanto para o publico consumidor, quanto para asincorporadoras, construtoras e administradoras prediais.

Existem avanços por parte de alguns governos locais a exemplo de São Paulo e em Minas Gerais, que já possuem legislações específicas. Em outubro de 2008, foi assinado, em São Paulo, o Protocolo da Construção Civil Sustentável. A iniciativa é uma cooperação entre o estado, a Federação das Indústrias de SP e alguns sindicatos e associações,com o objetivo de incentivar a sustentabilidade do setor. Por meio do acordo, as partes que aderirem ao protocolo se comprometem a orientar os empreendedores a cumprirem a legislação ambiental e a introduzirem critérios socioambientais em suas atividades.
Construção civil se prepara para a sustentabilidade
Rumo a práticas menos impactantes ao meio ambiente, um número crescente de governantes...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Contrução civil
  • contrução civil
  • Contrução Civil
  • Contrução civil
  • Contrução civil
  • Contrução civil
  • contruçao civil
  • Contrucao Civil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!