Inovação cirque du soleil

Páginas: 5 (1021 palavras) Publicado: 1 de outubro de 2012
INOVAÇÃO - Cirque du Soleil

Introdução
Nos dias de hoje, um produto ou serviço não pode ser só eficiente, ele precisa ser eficaz, trazer qualidade e alto desempenho.
Este trabalho tem como objetivo discutir sobre a adoção de estratégias para promover a inovação dentro do contexto empresarial. Usaremos o Cirque du Soleil para mostrar como as empresas devem se posicionar e definir suasestratégias através do mercado onde estão inseridas.
Serão abordados alguns modelos como as 5 forças competitivas, estratégias competitivas e cadeia de valor. Estes modelos foram desenvolvidos por Michael E. Porter e até hoje são fundamentais para se ter uma eficiente estratégia empresarial.
O Cirque du Soleil nasceu em 1984, na cidade de Montreal, quando um grupo de artistas de rua se uniu para criarum espetáculo que tinha de tudo. Hoje o circo possui espetáculos fixos e itinerantes. Ao contrário de muitos circos, o Cirque du Soleil utiliza exclusivamente o talento de seus artistas. Estes espetáculos possuem dois elementos principais: a trilha sonora e os temas únicos.
As 5 forças competitivas de Porter, cadeia de valor e estratégias genéricas, aplicadas ao Cirque du Soleil, fazem destecirco um exemplo de inovação no âmbito do entretenimento.

Cinco forças competitivas


O modelo das 5 forças de Porter destina-se à análise da competição entre as empresas. Este modelo é utilizado para que as empresas descubram os fatores influenciadores de sua gestão.
As 5 forças de Porter são:
1. Rivalidade entre empresas.
2. Ameaça de novos entrantes potenciais.
3. Ameaça de produtossubstitutos.
4. Poder de barganha dos consumidores.
5. Poder de barganha dos fornecedores.
Aplicando as 5 forças de Porter dentro do contexto empresarial do Cirque du Soleil temos:
Rivalidade entre as empresas
As empresas manobram para conquistar posições e com isso travam uma luta, muitas vezes vencida por empresas que pensam estrategicamente no encantamento de seus clientes.
O Cirque du Soleilnão pode ser comparado com outros circos. Ele atua em um mercado específico. São praticamente únicos no mercado e não possuem concorrentes diretos.
Ameaça de novos entrantes potencias
São ameaças relacionadas com a possibilidade da entrada de novos concorrentes no mercado.
O Cirque du Soleil criou várias barreiras aos novos entrantes em seu mercado de entretenimento, ao desenvolver um padrão dequalidade e inovação. O Cirque du Soleil trabalha para surpreender cada vez mais os seus clientes, tornando-se praticamente impossível qualquer concorrente superá-lo.
Ameaça de produtos substitutos
É a possibilidade dos clientes terem suas necessidades atendidas por outro produto ou serviço similar, que ao final o resultado seja o mesmo.
O Cirque du Soleil está sempre á frente dosconcorrentes. A cada novo espetáculo criado eles inovam e se reinventam, eliminando as ameaças de produtos substitutos.
Poder de barganha dos consumidores
É o poder de decisão dos compradores a respeito dos âmbitos preço e qualidade de um produto ou serviço.
No Cirque du Soleil toda inovação é voltada para a satisfação dos clientes. Essa inovação é tão única que impossibilita os clientes migrarem paraoutros fornecedores de entretenimento semelhantes. Com isso o Cirque du Soleil ganha grande vantagem competitiva.
Poder de barganha dos fornecedores
Os fornecedores ganham poder quando o produto fornecido é exclusivo.
No Cirque du Soleil os fornecedores são seus parceiros. Juntos eles buscam a incessante satisfação e o encantamento dos clientes. Dessa forma não há pressão por parte dos fornecedoresem seu negócio. Os fornecedores são seus aliados na obtenção de lucro através do entretenimento.

Estratégias competitivas
Segundo Porter, para enfrentar as 5 forças competitivas deve-se fazer o uso de estratégias genéricas que são: a de liderança no custo, a diferenciação e o enfoque.
Depois de analisar as forças competitivas os gestores devem estar aptos para preparar suas estratégias....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Estratégia e inovação no cirque du soleil
  • Inovação dentro do contexto empresarial do Cirque du Soleil
  • Cirque du soleil – um exemplo de estratégia e inovação
  • Analise inovacao tecnologica cirque du soleil
  • Estratégias para promover a inovação no Cirque du Soleil
  • Título Estratégia e Inovação no Cirque Du Soleil
  • inovação e novas tendencias do cirque du soleil
  • Fichamento Cirque du Soleil

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!