Inocaçao do candeeiro

2411 palavras 10 páginas
PROJECTO FINAL MEDIA LAB 6 RESGATAR A IDENTIDADE, A MEMORIA E OS SABERES A REINVENÇAO DO TRADICIONAL PELO DESIGN (Dialodo entre a Tradição e a modernidade)

INOVAÇAO ARTESANAL DO “PODOGÓ“

AUTORA: MARIA DOS ANJOS PEREIRA MOREIRA CURSO:COMUNICAÇÃO E MULTIMEDIA 3º ANO

1ª Etapa: Planificação e Conceptualização do Projecto

2

Introdução
O artesanato cabo-verdiano reflecte, naturalmente, o quotidiano da população, não só através dos materiais que usa como também dos temas que trata. O Património constituído pelas artes e ofícios é um bem que importa preservar, promover e divulgar, enquanto factor representativo de uma identidade cultural própria, determinante para a economia e desenvolvimento locais, bem como para a caracterização sociocultural das regiões.

Definição do Tema
O artesanato tem grande importância na cultura cabo-verdiana. Essas artes, são muito apreciadas no país mas no meu caso o objecto escolhido é o “podogó”, um candeeiro que outrora servia como utensílio de iluminação e que agora será inovado como utensílio de decoração, e servirá também como um castiçal acompanhando a modernidade, sabendo que o artesanato em Cabo Verde é muito singular e é verdadeiro instrumento de expressão da cultura popular representa a nossa identidade cultural. Hoje em dia, ele é igualmente atracão para os turistas, constituindo seu fabrico e comercialização o único meio de subsistência para algumas famílias. O objecto escolhido é o “podogó” porque desde do seu surgimento, tem constituído numa peça indispensável para dar claridade à mesa, ao toalhete, aos jantares e comemorações, e a todo um conjunto de actividade nocturnas das nossas moradias. E agora muitos já não o conhecem nem mesmo pelo seu nome, e com esse projecto pretende se trazer de volta mais como um objecto que representa a cultura Cabo-Verdiana e também acompanhando a modernidade.

Objectivo
O objectivo é aplicar novas técnicas a formas tradicionais, criar novos modelos utilizando tecnologias,

Relacionados