INMETRO10 021 27

3858 palavras 16 páginas
UnB/CESPE – INMETRO

Nas questões de 31 a 70, marque, para cada uma, a única opção correta, de acordo com o respectivo comando. Para as devidas marcações, use a folha de respostas, único documento válido para a correção das suas provas.

CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS
QUESTÃO 31

Nos motores de combustão interna, como o motor a dísel, o combustível líquido deve ser pulverizado na sua injeção para
A reduzir a perda de carga durante o escoamento do líquido no bico injetor.
B facilitar a injeção do combustível.
C acelerar a transferência de calor e massa entre o combustível e o oxidante.
D reduzir o desgaste do pistão em razão do impacto causado pelo combustível. E diminuir a velocidade da injeção do combustível.
QUESTÃO 32

Nos motores refrigerados a ar, a maior troca de calor associa-se
A
B
C
D
E

à quantidade de aletas. ao espaçamento das aletas. à geometria das aletas. à área de transferência de calor associada às aletas. à espessura da aleta.

QUESTÃO 33

Considerando-se que os motores de combustão interna caracterizam-se por converter energia de reações químicas em energia mecânica e que, por essa razão, esses motores possuem sistema de refrigeração para controle de temperatura, caso, em um sistema de refrigeração líquida, fechado, não variem a vazão nem o volume de fluido transportador de calor, e o regime de escoamento do fluido seja turbulento no bloco do motor, é correto afirmar que o resfriamento será mais efetivo se
A
B
C
D
E

maior for a condutividade térmica do fluido. menor for a condutividade térmica do fluido. menor for a massa específica do fluido. maior for a massa específica do fluido. maior for a difusividade térmica do fluido.

QUESTÃO 34

Nas bombas centrífugas, bastante utilizadas na indústria, ao se aumentar o número de estágios
A
B
C
D
E

aumenta-se a vazão da bomba. aumenta-se a pressão manométrica total. torna-se a bomba independente do NPSH disponível. reduz-se a perda de energia por dissipação viscosa. reduz-se a perda de carga.

QUESTÃO 35

Relacionados