iniciaçaometodologia cientifica

394 palavras 2 páginas
RESUMO O avanço nas tecnologias de informação vem a cada dia contribuindo para a expansão da Educação, facilitando o acesso ao conhecimento e a disseminação do mesmo. Assim, a Educação a Distância, modalidade de ensino virtual da atualidade, possibilita um maior número de pessoas inseridos no contexto educacional.
A Educação a Distância pode ocorrer de diferentes maneiras chamadas de abordagem, que dependendo da abordagem utilizada pode ser mais ou menos eficaz na transmissão da informação e construção do conhecimento. A abordagem Broadcast é feita utilizando a tecnologia para passar informação ao aluno. Nela, o professor prepara e organiza o material da forma que julgar adequada, e utilizando os maios tecnológicos envia-o ao aluno, ou seja, o professor armazena conteúdos e lições em arquivos, em um servidor e o aluno, via internet, tem acesso ao material. Neste tipo de abordagem, o professor não interage com o aluno, dessa forma, não há como saber se o aluno está processando as informações recebidas.
A Virtualização da Escola Tradicional é uma abordagem onde o processo educacional centra no professor que detém a informação e passa ao aluno. Aqui há a interação entre ambos o que possibilita professor e aluno trocarem informação, dessa forma, é possível o professor verificar se a informação passada ao aluno foi processada através de situações problema enviadas para o aluno, onde ele terá que usar as informações para as soluções problema.
Outra abordagem é o Estar Junto Virtual onde a construção do conhecimento envolve o acompanhamento e assessoramento constante do aprendiz, permitindo-o entender o que faz, assim, ele consegue processar as informações e aplicá-las e com isso buscar novas informações e consequentemente novos conhecimentos. Toda essa interação entre professor e aluno pode ser através da internet e isso deve ser feito enfatizando a construção do conhecimento que só acontece com a participação do professor nas

Relacionados