INICIANDO O INTERPRETADOR DE COMANDOS

7404 palavras 30 páginas
INICIANDO O INTERPRETADOR DE COMANDOS
Abrindo um Terminal
No Gnome vá ao menu Aplicações > Acessórios > Terminal ou pressione simultaneamente as teclas Alt+F2, e na caixa de texto digite "gnome-terminal" e tecle “Enter”.
Abrindo uma seção shell
Tecle simultaneamente Crtl+Alt+F1(...F6) que uma console modo texto será exibido solicitando um login, onde você deverá entrar com seu usuário e senha para ter acesso ao prompt de comando.
OS COMANDOS DO LINUX
Como já descrito anteriormente, não temos a pretensão de ser um guia completo de comandos, mais uma fonte de referência que irá abranger os principais comandos separados por categorias de acordo com as tarefas que executam.
Um comando do Linux é uma palavra especial que representa uma ou mais ações. Um interpretador de comandos também é conhecido como shell ou modo texto. Ele é o programa responsável por interpretar essas instruções enviadas pelo usuário e seus programas para o kernel. No Linux, você poderá ter vários interpretadores de comandos (ao contrário do que acontece no Windows que só tem o command.com).
O interpretador de comandos é que executa comandos lidos do teclado ou de um arquivo executável. É a principal ligação entre o usuário. Entre os programas interpretadores de comandos podemos destacar o bash, csh e sh entre outros.
Entre eles o mais usado é o Bash (Bourne Again Shell), criado por S.R. Bourne. Os comandos podem ser enviados de duas maneiras para o interpretador:
Interativa - Os comandos são digitados no teclado pelo usuário e passados ao interpretador de comandos um a um. Neste modo o computador depende do usuário para executar uma tarefa ou o próximo comando.
Não-interativa - São usados arquivos de comandos (scripts) criados pelo usuário para o computador executar os comandos na ordem encontrada no arquivo. Neste modo, o computador executa os comandos do arquivo um por um, e dependendo do término do comando, o script pode verificar qual será próximo comando que será executado e dar continuidade

Relacionados

  • Fundametos de sistemas de informação 1
    43659 palavras | 175 páginas