INICIAÇÃO DOS JOVENS PÚBERES TUPINAMBÁS

Páginas: 3 (726 palavras) Publicado: 21 de maio de 2014
INICIAÇÃO DOS JOVENS PÚBERES TUPINAMBÁS
A iniciação das meninas púberes tupinambás inicia-se a partir do primeiro fluxo menstrual, designado como "nhemõdigara". As jovens revelavam grande temorantes de se submeterem aos rituais sagrados, mas depois suportavam com relativa firmeza as provações estipuladas pela tradição tribal. "Porque, escreve Thevet, além de lhes cortarem os cabelos com pentesde peixe, colocavam-nas sobre uma pedra lisa e lhes retalhavam a pele com a metade de um dente de animal, das espáduas as nádegas, fazendo uma cruz oblíqua ao longo das costas, com certos talhos, auma mais, a outra menos, de acordo com a robustez, a sensibilidade ou insensibilidade delas; de modo que o sangue corre de todas as partes".
Esses procedimentos eram dolorosos e incutiam medoprevisível nas jovens a serem iniciadas. Em seguida, seus corpos eram cobertos com uma substância cinzenta. Então, ligavam o braço e o corpo com fios de algodão e colocavam em seu colo dentes de capivara. Talritual tinha finalidades mágicas, visando tornar os dentes da jovem índia, suficientemente fortes para que ela pudesse mastigar com eficiência as raízes do caium. Acreditavam também, que nãoobedecessem estes ritos, o ventre da moça se constrangeria, dificultando a concepção. Depois disso se fazia necessária a reclusão.
A iniciada deitava-se numa rede velha, permanecendo nela por três dias, nosquais, guardava completo jejum. Os guaranis lhe davam algum alimento: "os bocadinhos só dão-lhe de comer cada dia, e assim tratam-na durante dois ou três dias". Após este período, a jovem descia darede, pisando na mesma pedra em que fora preparada, não pisando diretamente na terra. Se tivesse premência de satisfazer qualquer necessidade fisiológica, a mãe ou a avó, levava-a para fora, com umcarvão acesso e um algodão. Tantas precauções tinham finalidades mágicas, que impediam que qualquer coisa má (Mae) entrasse no corpo da iniciada. Voltavam imediatamente para o seu leito e recebia aos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Crianças e jovens desporto
  • Tupinamba
  • Tupinambás
  • TUPINAMBÁS
  • Tupinambás
  • Tupinambás
  • tupinambas
  • INDICADORES DO PROCESSO DE INICIAÇÃO AO FUTSAL DE JOVENS ATLETAS BRASILEIROS FEDERADOS 1

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!