Iniciação Científica

Páginas: 2 (313 palavras) Publicado: 20 de março de 2014
Identificação de híbridos de amendoim forrageiro (Arachis pintoi) utilizando marcadores microssatélites.

Jaire Alves Ferreira Filho
Bolsista PIBIC/FUNTAC
Profa. Dra. Tatiana de CamposOrientadora do Projeto – Centro de Pesquisa Agroflorestal do Acre/Embrapa Acre

Rio Branco – Acre – Brasil.

INTRODUÇÃO: O amendoim forrageiro (Arachis pintoi) é uma espécie nativa do Cerrado do Brasil. Aespécie possui destaque na pecuária por apresentar alta produção de forragem de qualidade, alta capacidade de fixar nitrogênio e tolerância ao sombreamento. A produção de novos cultivares paraprodutores depende da recombinação de genótipos a partir de hibridações em programas de melhoramento. Assim, o objetivo deste trabalho foi identificar molecularmente indivíduos provenientes de hibridaçõespara assessorar o programa de melhoramento conduzido na Embrapa Acre.
MATERIAL E MÉTODO: Foram analisados nove acessos (Ap1, Ap8, Ap53, Ap56, Ap61, Ap64, Ap75, Ap77 e Ar67) utilizados como genitoresem doze cruzamentos, totalizando 193 progênies. Foram coletadas folhas jovens para a extração do DNA utilizando CTAB (2%). Foram utilizados seis microssatélites descritos na literatura. Os produtos dePCR foram aplicados em gel de poliacrilamida (5%) e as amostras foram genotipadas.
RESULTADOS: Os valores de heterozigosidade esperada variaram de 0.767 a 0.883, e os de heterozigosidade observadavariaram de 0.719 a 0.828. A menor distância genética encontrada foi entre o acesso Ap53 e Ap75, que apresentaram distância=0.3536, e os de maior distância genética foram entre os acessos Ar67 e Ap77,Ap1 e Ap56 apresentando distância= 0,7071. Das 193 progênies avaliadas, 48 (24,9%) híbridos foram identificados.
CONCLUSÃO: Os marcadores microssatélites utilizados nesse trabalho foram extremamenteeficientes na certificação molecular dos cruzamentos estudados. Os 48 híbridos identificados representam novos materiais genéticos com potencial para ser explorado no programa de melhoramento do...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • iniciação cientifica
  • Iniciacao cientifica
  • Iniciação Científica
  • iniciaçao cientifica
  • iniciação cientifica
  • iniciação cientifica
  • Iniciação cientifica
  • iniciação científica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!