Iniciação científica - automação de trabalhos

Páginas: 7 (1591 palavras) Publicado: 30 de setembro de 2012
SUMÁRIO


1. INTRODUÇÃO 2


2. HIPÓTESES 5


3. OBJETIVO 6


4. JUSTIFICATIVA 7


5. REFERENCIAL TEÓRICO 8


6. METODOLOGIA 9


REFERÊNCIAS 10








1. INTRODUÇÃO


Nos últimos dois séculos de desenvolvimento da sociedade industrial o processo de trabalho sofreu consideráveis mudanças, principalmente nos paísesdesenvolvidos. Ou seja, transitou-se de uma lógica de divisão social do trabalho baseada na simplificação, sincronização, repetição e intensificação das tarefas realizadas pelos trabalhadores, típicas da linha de montagem com produção em larga escala, baseadas no modelo Taylor-Ford, para a produção flexível operando em menor escala (produção enxuta) e com trabalhadores polivalentes, como as domodelo “toyotista”. De acordo com De Masi “... por pelo menos cem anos, o cronômetro de Taylor e a linha de montagem de Ford (...) parcelaram o trabalho até o ponto de privá-lo de toda e qualquer forma de inteligência.” (2001, p. 60). No bojo de tal mudança encontra-se a transição do paradigma técnico-econômico fundado na eletro-mecânica para a microeletrônica. A produção deixa de ser padronizada (emmassa) para ser customizada (levando em consideração as necessidades dos clientes). Deste modo, com os avanços da automação é exigido um maior conteúdo educacional (qualificação) no chão de fábrica e mudanças na lógica de gestão das organizações. As estruturas organizacionais verticais e hierarquizadas cedem lugar para as estruturas horizontais a partir do trabalho em equipe de trabalhadores comelevado grau de conhecimento especializado (organizações gestoras do conhecimento).
Assim, nas entranhas da sociedade industrial é gerida uma nova sociedade, denominada por uns como sociedade pós-industrial e por outros como sociedade do conhecimento, que passa a considerar o conhecimento como o principal ativo das organizações.
O conhecimento torna-se um marco fundamental em termosde organização do trabalho e nos processos de gestão, pois dá unidade a divisão entre concepção da tarefa e execução da mesma tão cara a sociedade industrial e suas organizações centralizadas.
Há um certo consenso também entre os especialistas que está em andamento uma mudança do perfil do trabalhador nas organizações, principalmente nos países desenvolvidos, que passa do mero executor detarefas para o trabalhador do conhecimento, em outras palavras, deixa de ter seu ritmo ditado pela máquina e passa a estabelecer a sua própria lógica de trabalho com foco em uma tarefa comum. Na visão de Peter Drucker:


“...a sociedade de conhecimento também é uma sociedade de organizações: o objetivo e a função de toda organização, comercial ou não, é a integração de conhecimentosespecializados em uma tarefa comum.”(2005, p.80).


Uma outra característica dessa nova sociedade, segundo Domenico De Masi, é o aumento do ócio decorrente do próprio progresso tecnológico e do significativo aumento da esperança de vida nos últimos 30 anos. A tese de De Masi é de que:


“...chegamos a um ponto de inversão de rota, talvez irreversível: pela primeira vez, após acivilização grega, o trabalho já não representa mais a categoria geral que explica o papel dos indivíduos e da coletividade. Pela primeira vez, depois da Atenas de Péricles, são o tempo livre e a capacidade de valorizá-lo que determinam o nosso destino não só cultural como também econômico.”(2001, p.22).


Deste modo em termos contínuos podemos divisar, a partir das pesquisas atuais sobreorganização do trabalho, dois pólos: em um extremo encontra-se o operário desqualificado (alienado) “taylorista” e no outro o trabalhador que tem a capacidade de combinar da melhor forma possível trabalho, conhecimento e lazer, que Domenico De Masi denomina de Ócio Criativo (2001).
O fato é que a maioria dos países desenvolvidos e em desenvolvimento encontra-se em algum lugar entre estes dois...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho de iniciação cientifica
  • Trabalho Iniciação Cientifica
  • INICIAÇÃO CIENTIFICA
  • iniciação cientifica
  • Iniciacao cientifica
  • Iniciação Científica
  • Iniciação Científica
  • iniciaçao cientifica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!