Inic Marmeting

3039 palavras 13 páginas
Introdução
Quando confrontados com o desafio de interpretar comparativamente alguns conceitos de Marketing, concluimos não ser fácil abordar o tema de uma forma objectiva e sintética, pelo que nos propomos tentar encontrar através de uma consulta bibliográfica sobre o mesmo, um conjunto de ideias e conceitos que nos permitam percebê-lo, caso não o consigamos definir.
O conceito de Marketing é provavelmente um dos conceitos mais complexos de definir. O conceito é recente, e várias são já as “correntes” que tentam definir de uma forma simples e clara o que é o Marketing. Esta será provavelmente a eterna pergunta, “O que é o Marketing?”, à qual tentaremos responder de forma interpretativa através da realização deste trabalho.
Muitos ainda se perguntam para que serve o Marketing, apenas algum vêem o Marketing como uma ferramenta de trabalho, que ajuda a compreender o mercado, o consumidor, as suas necessidades, os seus desejos, e todo o processo que induz o consumidor à decisão da compra.
Da mesma forma que o Marketing tem vários conceitos, existem também varias formas de o utilizar. O Marketing pode ser utilizado como uma ferramenta de Gestão, como uma ferramenta de análise de mutação do mercado, ou como ferramenta de compreensão do consumidor e do seu processo de transacção comercial.
Para concluir, o Marketing não tem só várias definições, tem também várias aplicações ao longo, que variam de forma e conteúdo ao longo das várias etapas pelas quais pode passar um produto ou serviço.
1. Conceito de Marketing

O Marketing, apesar de demasiado e permanentemente maltratado e mal retratado, pode ser considerado como uma atitude de gestão que teve na definição “(...)conjunto de meios de que dispõe uma empresa para vender os seus produto aos clientes com rendibilidades(...)”(Mercator), uma primeira abordagem.
No entanto, o modo como as empresas o começaram a pôr em prática, por forma a “(...) suprir necessidades lucrativamente(...)“ (ADM Kotler/Keller), também a

Relacionados