infuencia da materia orgânica na recuperação de solos degradados

4659 palavras 19 páginas
INTRODUÇÃO
As características de um solo dependem de vários fatores, como fatores de formação como material de origem e relevo, quanto as ações adjacentes, como os clima e microrganismos. O solo em condições naturais é responsável pela sustentação da atividade biológica, diversidade produtiva, influência na retenção de carbono, na emissão de gases, reciclam nutrientes e neutralizam toxinas. A matéria orgânica do solo é resultante do próprio ecossistema do local, através das contribuições animais e vegetais, nesse sistema a matéria orgânica está em equilíbrio.
Quando a vegetação natural é substituída por sistemas de produção agrícola e há um excessiva produção sem a preocupação em substituir a matéria orgânica do solo ocorre um desequilíbrio no sistema promovendo a degradação. É necessário então a priorização do cultivo de plantas que auxiliem na manutenção da matéria orgânica, pois sua presença está diretamente relacionada com a fertilidade do solo.
Quando um solo está em um nível de degradação elevado existem muitas dificuldades técnicas para a reabilitação ambiental desse ambiente, envolvendo fatores dependentes de características biológicas, climáticas e ambientais, além da severidade dos danos. No Brasil existem vários níveis de danos, desde áreas de exploração mineral abandonadas, áreas degradadas na Amazônia até encostas de rios com a mata ciliar inexistente ou precária.
A formação de palhada é fundamental para proteger o solo da erosão, reduzir a velocidade de infiltração e a evaporação de água, além de reduzir a elevação da temperatura do solo. O acumulo de resíduos orgânicos sobre o solo, a médio e longo prazos, pode aumentar o teor de matéria orgânica, que é a principal responsável pela CTC dos solos brasileiros. Isso implica em maior capacidade de retenção de água e nutrientes, como o potássio, cálcio, magnésio, entre muitos outros que são fundamentais para a fertilidade.
A adoção de práticas conservacionistas, como o sistema plantio direto e

Relacionados

  • Centros Urbanos de São Paulo
    68687 palavras | 275 páginas