Infrma'tica no ensino público no brasil

5240 palavras 21 páginas
1. OBJETIVO

1. Idéia Geral

Quando falamos de educação infantil sempre nos lembramos de uma professora e uma loja, ou de um monte de alunos decorando o alfabeto e tabuadas, mas hoje graças à tecnologia este formato arcaica esta mudando, hoje podemos usar a tecnologia e idéia pratica de soluções para uma melhor aprendizagem de nossas crianças.
Partindo deste ponto, nosso objetivo e desenvolver um projeto onde possa ser fornecida esta tecnologia em prol da educação para uma comunidade carente, visto que este tipo de projeto já é realidade em escolas municipais e escolas particulares.

2. Benefícios

São inúmeros os benefícios desde inclusão digital de crianças, até o aprendizado das matérias básicas, como português, matemática, geografia e história, e também, programas um pouco mais complexos, tais como: pint e contas em calculadoras.

3. Contras

Sem duvida o lado mais complicado é sobre a verba para a implantação desse sistema visto que não é uma comunidade com uma renda considerável e para a implantação necessita de investimento de terceiros, e empresas privadas, alem de ONGs.

2. 0 SISTEMA OPERACIONAL

1. Linux EDUBUNTU

1. Um Sistema Operacional voltado à educação digital
O Edubuntu é uma distribuição LINUX, o qual traz vários programas incluídos nas suítes KDEedu¹ e Gcompris². O nosso trabalho apresentará alguns pontos relevantes sobre ambos os aplicativos bem como as vantagens de adoção deste sistema nas escolas.

¹KDEedu: Software de origem alemã, o KDE (sigla inglesa para K desktopEnvironment) é, simultaneamente, um ambiente gráfico que inclui um Gerenciador de Janelas e uma plataforma de desenvolvimento livre e de código aberto, desenvolvido com base na biblioteca Qt. Voltado inicialmente aos utilizadores de plataformas Unix, funciona no Mac OS X utilizando o seu Servidor X11 e no Windows através do ambiente Cygwin. Juntamente com o GNOME é um dos mais populares ambientes gráficos usados no Linux.

Relacionados