infraestrurura de redes

Páginas: 15 (3743 palavras) Publicado: 17 de setembro de 2014

A IMPORTÂNCIA DA INFRAESTRUTURA DE REDES NA EMPRESA

Wesley de A.L. Vieira.
Resumo
As redes de computadores, tudo esta interligado entre redes. Uma rede de computadores é feita de computadores interligados com equipamentos vitais e necessários, além de usuários e profissionais que ficam por trás dela. Surge então à necessidade de mostrar os equipamentos necessários para se montar uma rede,sua utilização e características dentro das normas. Cada dispositivo tem sua função específica, podendo-se citar as placas de rede, hubs, switches, bridges, routers, entre outros, com a finalidade de interpretar os sinais digitais processado na rede e encaminhá-los a seu destino. Entretanto para se desenvolver um bom projeto de redes, há de se pensar no detalhes envolvidos como: coleta deinformações (requisitos do cliente); projeto lógico da rede (estrutura, esquema de endereçamento, regras padronizadas, softwares, segurança e gerência); projeto físico da rede (seleção de tecnologias e dispositivos); testes e análise do projeto; ajustes e melhorias; custo e documentação do projeto. O método de pesquisa utilizado do ponto de vista da forma de abordagem do problema é de caráterexploratório-descritivo. O resultado deste trabalho permite concluir que uma rede de computadores é formada por um conjunto de módulos processadores capazes de trocar informações e compartilhar recursos, interligados por um sistema de comunicação.

Palavras chave: Infraestrutura, redes.

INTRODUÇÃO
O artigo vem mostrar o funcionamento de um gerenciamento de redes e como isto implicaria nas empresas.Para facilitar o gerenciamento dos administradores de redes, quando se esta trabalhando com um gerenciamento de redes organizado. As redes trouxeram novas facilidades de processamento de informação, permitem utilizar as potencialidades de diversos equipamentos, assim como as capacidades dos seus utilizadores independentemente da sua localização. Uma rede local permite o processamento de informaçãode uma forma mais rápida e econômica. É possível reduzir o dinheiro gasto na aquisição de hardware, fazendo com que o tempo necessário à gestão e manutenção do sistema também seja reduzido. Uma rede bem concebida permite controlar os acessos aos recursos da rede, desta forma é possível definir níveis de acesso para os diversos recursos.
Redes de computadores são um componente tão importante comoo próprio computador e existem diversos tipos de redes, para que elas se comuniquem é necessário seguir padrões e normas. Na rede de computadores é necessário mais de um computador para estabelecer uma comunicação entre as máquinas, pode ser através de fio de cobre, fibra óptica ou até mesmo através de uma ligação sem fio (wireless) por sua vez poderá ser efetuada por via satélite, infravermelhoou por ondas de rádio.
Segundo (Torres. p24) as rede de computadores surgiram da necessidade de troca de informações, onde é possível ter acesso a um dado que está fisicamente localizado e distante de você. Exemplo; do caixa eletrônico, onde você pode estar tendo acesso aos dados de sua conta corrente que estão armazenados em um computador a centenas ou milhares de quilômetros de distância. Essatroca de informação na rede pode ser elevada ao extremo acessar os dados de armazenamento dos locais mais remotos não importa local fisicamente onde estão localizados os dados da informação.
As topologias de redes definem como os computadores e o modo que seus dispositivos estão conectados a ela, essas topologias são importantes para o gerenciamento da infraestrutura e para promover a comunicação,exemplo de topologia: em estrela, topologia anel, topologia em barra e topologia em árvore. Também a destacar os meios de transmissão que auxiliam no suporte para que ocorra a transferência de dados entre dois pontos, isso pode influenciar na velocidade entre os protocolos e nas taxas quando utilizado para transportar os dados na rede.
Segundo autores (Gouveia e Magalhães. p2), as primeiras...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes
  • Redes

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!