infra

Páginas: 6 (1401 palavras) Publicado: 1 de junho de 2014
Relatório 01: Conceitos de Data Center e Infraestrutura de Redes de Computadores.

1.1 Conceitos Básicos sobre Data Centers.

Data centers são instalações seguras que hospedam servidores em rede, armazenamento e recursos de backup. Um projeto típico de data center inclui hardware e software de processamento, armazenamento, networking, segurança e gerenciamento, em um ambiente controlado, comtemperatura e segurança física que permitam o melhor desempenho dos sistemas, com máxima disponibilidade, oferecem diversos níveis de redundância, na forma de fontes de energia de backup e conexões adicionais de comunicação, que podem não ser usadas até que ocorra algum problema com o sistema primário. O principal objetivo de um projeto de data center é rodar os aplicativos centrais do negócio earmazenar dados corporativos, assim como oferecer meios de Recuperação de Desastre. Os aplicativos mais tradicionais serão os softwares corporativos, como Enterprise Resource Planning (ERP) e Customer Relationship Management (CRM). Componentes mais comuns incluem FIREWALLS, GATEWAYS, VPN, roteadores e switches, servidores de banco de dados, servidores de aplicativos, servidores web e middleware –todos mantidos em hardware físico ou em plataformas consolidadas e virtualizadas. O Telecommunication Infrastructure Standard 942 oferece orientação sobre a padronização do design de data center e classifica o data center em quatro níveis, sendo o nível 4 o menos tolerante a falhas e cuja disponibilidade garantida é de 99,995%, enquanto o nível 1 garante 99.671% de tempo de atividade. Estapadronização é importante para que os clientes possam compreender e avaliar os fornecedores do serviço. A maioria das implementações de data center é realizada pelas seguintes razões:
Disponibilidade: maximizar a disponibilidade dos serviços de TI para a organização.
Continuidade de negócio: a redundância, o monitoramento e a infraestrutura parruda oferecidos pela maioria dos data centers significamque o potencial para interrupção do negócio é muito baixo.
Custo total de propriedade mais baixo: quando uma organização exclui os diversos “silos” de dados, concentrando-os em um data center, é possível combinar recursos e reduzir a quantidade de servidores de dados necessários. Os custos com pessoal são reduzidos, já que as operações administrativas são simplificadas, assim como os gastos comenergia e área ocupada também caem.
Agilidade: infraestrutura de TI centralizada dentro do data center gera mais agilidade, já que novas implementações não precisam ser lançadas em diversos locais físicos.
Considerações sobre tecnologia de data center.
Eficiência no uso de energia. Ao projetar um novo data center, é importante considerar esse fator. Uma métrica reconhecida e utilizadainternacionalmente mede a eficiência da energia oferecida para toda a instalação, comparada à energia usada por equipamentos de TIC, e oferece uma taxa de eficiência. Por exemplo, o equipamento de TIC de uma instalação consome 800Kw, e os sistemas de resfriamento do ambiente podem consumir mais 800Kw, isto geraria uma taxa PUE de 2.0, o que significa que está consumindo duas vezes mais o necessário peloequipamento de TIC para rodar toda a instalação. As taxas PUE próximas a 1 são as mais desejadas, já que são as mais energeticamente eficientes.
Consolidar ou virtualizar?
Considere se toda a infraestrutura será baseada em hardware ou virtualizada. Um modelo todo baseado em hardware irá consumir mais energia, enquanto um modelo completa ou parcialmente consolidado e virtualizado irá reduzir o consumode energia.
1.2 Exemplos de Data Centers.
Como foi falado anteriormente, Data Center é um ambiente projetado para abrigar servidores e outros componentes como sistemas de armazenamento de dados (storages) e ativos de rede (switches, roteadores). O objetivo principal de um Data Center é garantir a disponibilidade de equipamentos que rodam sistemas cruciais para o negócio de uma organização,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infra
  • infra
  • Infra
  • infra
  • Infra
  • Infra
  • Infra
  • Redes e infra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!