Infra

Páginas: 7 (1739 palavras) Publicado: 7 de março de 2014
Arquitetura Colonial no Goiás Velho
Goiás Velho, foi a primeira capital do estado até meados de 1930 e surgiu de vilarejo chamado Arraial de Santana, fundado em 1727 por Bartolomeu Bueno. Goiás Velho manteve a arquitetura colonial de suas casas, cidades, igrejas e monumentos, muitas de pau-a-pique. Nenhuma outra cidade goiana tem a memória tão preservada em museus e igrejas como Goiás Velho, acidade conserva o cenário de quando o Brasil ainda era uma colônia portuguesa.
A arquitetura colonial no Brasil, em termos históricos, é considerada no período de 1500 até 1822. Nesse período a arquitetura possui grandes características europeias, principalmente portuguesas, considerando que o movimento iniciou-se com a chegada da esquadria de Pedro Alves Cabral, mais ainda encontra-se traços deoutras influências, como a árabe. Contudo, as marcas do período colonial são muito mais ricas, pois os estilos eram adaptados às condições climáticas, a matéria prima e a situação sócio econômica, trazendo assim, características que mais tarde seriam consideradas típicas do colonial brasileiro.
Dentro do quadro de arquitetura colonial brasileira, encontram-se edifícios coloniais com traçosarquitetônicos renascentistas, maneiristas, barrocos, rococós e neoclássicos, porém a transição entre os estilos se realizou de maneira progressiva ao longo dos séculos, fazendo com que uma complementasse a outra e deixando cada uma a sua marca.
A atividade arquitetônica no Brasil colonial começa a partir da década de 1530, quando a colonização ganha impulso com a criação das Capitanias Hereditáriase a fundação das primeiras vilas, como Igaraçu e Olinda, fundadas por Duarte Coelho Pereira cerca de 1535, e São Vicente fundada por Martim Afonso de Sousa em 1532. Mais tarde, em 1549, é fundada a cidade de Salvador por Tomé de Sousa como sede do Governo-Geral. O arquiteto, Luís Dias, desenha então a capital da colônia, incluindo o palácio do governador, igrejas e as primeiras ruas, largos ecasas, além da indispensável fortificação ao redor do povoamento, quase todas os primeiros povoados fundados pelos portugueses contavam com muros, paliçadas, baluartes e portas que controlavam o acesso ao interior, considerando que nos primeiros tempos os assentamentos coloniais corriam constante risco de ataques de indígenas e europeus de outras nações.
Aos poucos os territórios foram sendo tomadose então eram criados os povoamentos e cidades. A ocupação efetiva do território que compreende o Goiás Velho só teve início com a descoberta do ouro na região. Bartolomeu Bueno da Silva, o Anhanguera, tentando alcançar as resplandecentes minas da serra dos Martírios, encontrou o ambicionado metal em 1725, nas proximidades da atual cidade de Goiás, junto ao rio Vermelho, afluente do Tocantins. Aprincípio foi chamada de Vila Boa de Goiás, a cidade foi próspera enquanto havia riqueza na época do ciclo de ouro, sendo cortado pelo Rio Vermelho (afluente do rio Araguaia), recebeu o nome por causa da sua cor barrenta devido à lama das lavras de ouro, e está situado na bacia do Tocantins-Araguaia, que compartilha a foz com o Rio Amazonas.
Apesar da enorme afluência de reinóis, paulistas emais forasteiros procedentes de diversas partes do Brasil, a região, pela distância que separava dos núcleos habitados, foi muito menos favorecida que a de Minas Gerais, por exemplo, quanto ao número, importância e riquezas das obras arquitetônicas e artísticas nela realizadas. No entanto a cidade de Goiás é muito admirada pelo excepcional caráter e força plástica.
A configuração do terreno,defini o projeto urbanístico da cidade de Goiás, o seu traçado é definido de acordo com o relevo da área, por isso, a cidade apresenta ruas e avenidas com variáveis tipos de conformação, em grande parte com “subidas e decidas” com inclinação acentuada, as ruas são pavimentadas com pedras desalinhadas e paralelepípedos. A cidade do Goiás Velho é remetida ao período colonial do Brasil, pois em sua...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Infra
  • infra
  • infra
  • Infra
  • infra
  • Infra
  • Infra
  • Redes e infra

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!