INFORMÁTICA EDUCATIVA

1294 palavras 6 páginas
INFORMÁTICA EDUCATIVA
O Uso Adequado do Laboratório de Informática na Escola

Prof.: Hermínio Kloch
Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI
Licenciatura em História (HID 0571) – Informática Básica e Tecnologias na Educação
25/09/07

RESUMO

O computador tem sido cada vez mais utilizado como ferramenta na educação. A maioria das escolas brasileiras já possui computador em sala de aula e o número de laboratórios de informática tem aumentado consideravelmente. Além disso, os professores têm sido estimulados a utilizar estes recursos através de ações pedagógicas na informática. Neste estudo apresentamos a criatividade como meio de aprimoramento das práticas de informática aplicada à educação.

Palavras-chave: Informática; Educação; Escola.

1 INTRODUÇÃO

O avanço tecnológico dos últimos tempos estimulou uma explosão do uso da informática nos mais diversos setores do trabalho. Hoje, os computadores auxiliam e influenciam a vida de todos. Sendo assim, as escolas devem inserir essas tecnologias no seu programa educacional e acompanhar a evolução das mesmas para evitar cair no atraso funcional do ensino.

A educação, é a base de todas as formações, deve ser repensada e reprogramada com o objetivo de estabelecer um elo entre a informática e o processo educacional. São os professores os responsáveis por direcionar o ensino com o uso da informática, incentivando o uso da mesma como ferramenta para construção do conhecimento. Os professores devem facilitar e orientar os conteúdos, e devem tornar os alunos agentes ativos deste processo, utilizando a informática educativa como forma alternativa e criativa para a melhoria do processo ensino-aprendizagem.

2 A INSERÇÃO DA INFORMÁTICA NA EDUCAÇÃO

“Estamos vivendo a maior revolução cultural dos últimos 100 anos, revolução esta que prioriza o pensar, resgatando o homem como figura essencial para o futuro e o uso adequado das máquinas.” (HAETINGER, 2003 p. 12). Esta revolução do pensar

Relacionados