INFORMAÇÃO CONTÁBIL E GOVERNANÇA CORPORATIV

456 palavras 2 páginas
RESUMO DO CAPÍTULO 5 – INFORMAÇÃO CONTÁBIL E GOVERNANÇA CORPORATIVA

O objetivo principal do autor neste capitulo é mostrar as diferenças no que tange ao papel e representação da Contabilidade nos paises regidos pelos sistemas Code Law e o Common Law.

Como autor de grande opinião no que tange ao assunto, sobretudo no que se enfoca ao mercado de capitais, Alexandre mostra-se intensamente direcionado a provar com todos os argumentos que os países regidos pelo Common Law – a exemplo do Reino Unido – são muito mais capazes de demonstrar o real papel da Contabilidade como ferramenta no processo de gestão e decisão das empresas. Em contra partida, os países regidos pelo Code Law são muito mais herméticos e propícios a manter uma estrutura antiquada e ineficaz ao processo de auxílio na tomada de decisão por parte dos gestores, já que, com diversos argumentos ele vai fundamentar, o sistema Code Law confunde a real função da Contabilidade com a sua representação direta de auxílio a esfera governamental.

Para fundamentar suas verdades, o autor explicita que os países usuários do Common law possuem estruturas menos regulamentadas no que tange a profissão, sobretudo as áreas específicas de auditoria, perícia, dentre outras.

Quanto à estrutura acionária, os países do Common Law possuem um mercado de capitais essencialmente desenvolvido, enquanto que os paises baseados no Code Law possuem como predominante o modelo de stakeholders, desta forma o controles das empresas se concentra nas mãos de poucos acionistas que normalmente estão ligados diretamente ao âmbito gerencial ou outros tipos de relações diretas como credores ou empregados.

Lopes (2002) afirma também que os países baseados no Common law possuem uma força da profissão bastante sólida, são auto-regulamentadas e possuem claramente em separados a Contabilidade como essência daquela que é voltada para a esfera governamental.

Neste diapasão, ao que se refere ao efeito da política de Governança Corporativa

Relacionados