Informatização do trt9

375 palavras 2 páginas
O Dr. Brulio Gabriel Gusmão foi um dos implementadores do processo eletrônico no TRT da 9ª Região, durante os anos de 2010 e 2011.
Tendo em vista o elevado apego dos juristas aos autos físicos, o processo digital encontrou certa resistência durante sua instituição e ainda encontra de alguma forma.
A titulo de exemplo, citou o palestrante diversos problemas dos autos físicos e das vantagens do processo digital. Problemas tais como a quantidade de papel, o volume espacial que isso acarreta, sem falar na grande quantidade de protocolos que o TRT recebe anualmente que eram analisados um a um manualmente. E vantagens como a acessibilidade, segurança, economia de papel, de espaço, facilidade de processamento das informações contidas em cada um dos quase um milhão de protocolos anuais feitos no TRT da 9ª Região.
O processo digital inicia uma nova era no âmbito jurídico, enfrentando o tradicionalismo da advocacia, mas facilitando a vida de todos aqueles que interagem com o judiciário.
Em outro momento, comentou ainda que a assinatura digital foi muito difícil de ser implantada em razão do narrado acima.
Após diversos erros e acertos nos projetos pilotos se deu a implantação do processo eletrônico trabalhista em todo o TRT da 9ª Região em setembro de 2010.
Foi implementado também o Escritório Digital, o qual considera um “presente” aos advogado que atuam perante o tribunal. Tal ferramenta simula um escritório virtual, onde o advogado tem acesso à todos os seus processos.
O processo digital, além do já falado, vem facilitando muito a realização das audiências. Possibilitando até que cada advogado participe de seu escritório, sem a necessidade de presença física no Fórum. Embora tal recurso não esteja em pleno funcionamento, tudo indica que em muito breve estará disponível para todos os processos.
Destacou o palestrante que o Brasil está se destacando frente a vários países que ainda utilizam de métodos precários para o processamento de autos físicos. Citou

Relacionados

  • Anexo VI Pesquisa de Softwares de Gerenciamento de Bibliotecas_ 1
    25937 palavras | 104 páginas
  • TERCEIRIZADA
    153127 palavras | 613 páginas
  • DIREITO
    223939 palavras | 896 páginas