informatização do prontuario eletronico

Páginas: 12 (2835 palavras) Publicado: 16 de maio de 2014
1 JUSTIFICATIVA

O registro médico dos pacientes no sistema único de saúde do nosso estado, e de suma importância, pois, neles são escritos todos os históricos de saúde dos usuários, desde dados pessoais, doenças e tratamentos.
Segundo o CFM (Conselho Federal de Medicina), através da resolução 1.638/2002 em seu artigo primeiro, define prontuário:
Documento único constituído de umconjunto de informações sinais e imagens registradas, gerados apartir de fatos, acontecimentos e situações sobre a saúde do paciente e assistência a ele, prestada de caráter legal, sigiloso e cientifico, que possibilita a comunicação entre membros da equipe multiprofissional e a continuidade da assistência prestada ao indivíduo.
Para o ministério da saúde MS/SAS/40 de 30/12/1992. (Prontuário étodo acervo documental padronizado, organizado e conciso referente ao registro dos cuidados prestado ao paciente e tambem os documentos relacionados a essa assistência).
Esse arquivo é armazenado em papel que trazem as seguintes limitações: estão disponíveis apenas a um profissional ao mesmo tempo, possui baixa mobilidade e esta sujeita à ilegitimidade, ambiguidade, perda frequente dainformação, multiplicidade de pasta dificuldade de acesso, fragilidade do papel e a sua guarda requerem amplo espaço nos serviços de arquivamento.
Segundo Valler (2007) “por fim de se destacar que infelizmente, a guarda do prontuário medica é disciplinada. Apenas por meio de resolução emanada do CFM e não por leis. a sua conservação gera enormes encargos financeiros para as instituições de saúde, que temque arcar com os mesmos, sem que exista disposição expressa em lei prevendo o procedimento acerca da questão”. De acordo, com a resolução do CFM 1639/2002 determina: art.- estabelece o prazo de 20 anos, a partir do ultimo registro para a preservação dos prontuários em suporte de papel. Assim sendo, achamos que é um tempo muito longo para que sejam guardados em segurança esses arquivos tãoimportantes. A utilização da tecnologia da informação e comunicação em saúde (TICS) vem sendo bastante utilizadas em diversos segmentos da sociedade. Hoje são inúmeros as possibilidades, os recursos e os benefícios que a informática pode trazer para a área de saúde.
A informatização se faz necessária para ser utilizada na manutenção e arquivamento dos prontuários dos pacientes, com segurança, pois podeser criada uma base de dados seguros em uma central, onde o parecer 14/93 do CFM consta que não há obstáculos. Na utilização da informática para elaboração de prontuários médicos. A partir disso, questionaram-se quais são os benefício da informatização para a sociedade?
Diante do que foi exposto acima esse estudo visa contribuir para melhorar a manutenção dos prontuários dos pacientes que sãoatendidos nas unidades básicas de saúde. Nos aspecto de segurança com os históricos completos e protegidos, na organização, pois ficara mais fácil guardar os dados dos usuários, desde pessoais, doenças e tratamento, na questão da flexibilidade tanto para o médico quanto para o paciente.
O prontuário médico pela sua grandiosidade e responsabilidade é que nos estamos cientes, da sua importância queele não pode ser colocado em qualquer lugar, pois cada um deles representa uma vida, e por outro lado as pessoas que estão diretamente envolvidas com o seu manuseio, por meio desta pesquisa querem alertar sobre um assunto de tão importância e referencia que se passa despercebida para nos que fazemos uso da saúde publica.
Partindo do problema proposto, temos o objetivo de analisar de que formaestá sendo feito o arquivamento dos registros dos pacientes, e os benefícios a informatização desses arquivos. Para que possamos contribuir com uma proposta para melhora o atendimento, dos pacientes. Por tanto vamos verificar de que maneira estão sendo guardados os prontuários médicos do U.B.S., outro objetivo especifico é se realmente o modelo atual de arquivamento estão de acordo resoluções...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Prontuário médico
  • prontuario eletronico
  • Prontuario eletronico
  • Prontuario Eletronico
  • Prontuario eletronico
  • O Prontuário Eletrônico do Paciente
  • Prontuário eletrônico do paciente
  • Prontuário eletrônico Médico

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!