Informatica

Páginas: 4 (901 palavras) Publicado: 8 de maio de 2012
Aula-tema 07: Criação do conhecimento interorganizacional: conhecimento e redes
É extremamente importante a obtenção das condições certas para a criação do conhecimento na empresa. Mas, onde entra oconhecimento interorganizacional na espiral do conhecimento?
Observe na figura 1 que a última fase da espiral do conhecimento ocorre quando o conhecimento é disseminado entre as organizações:Figura 1: Espiral do conhecimento – Nonaka e Takeuchi (2008)
A disseminação de conhecimento interorganizacional depende da criação de redes de conhecimento com os clientes, fornecedores, laboratórios,universidades e outras organizações. Assim, o local da criação do conhecimento tem passado do interior das organizações para as redes de empresas interconectadas.
Vamos comparar o modelo da criaçãodo conhecimento interorganizacional da Toyota no Japão, com o modelo aplicado nas empresas de tecnologia do Vale do Silício, nos EUA. São modelos bem diferentes que ilustram caminhos diversos nadireção da criação do conhecimento entre empresas.
A principal referência para esta comparação ocorrerá por meio das configurações ba diferentes. Vimos que o ba é o ambiente físico, mental e social onde asinterações ocorrem para a criação do conhecimento.
Conhecimento interorganizacional : caso Toyota
A Toyota está sediada em uma cidade de mesmo nome no Japão, isso já dá uma idéia da força dosentimento de identidade, cultura e valores da empresa com seus fornecedores. A empresa compartilha com seus fornecedores não somente o desenvolvimento de novos modelos de veículos, mas também o ciclo devida do produto, com relação aos processos de fabricação e distribuição.
O ba do modelo Toyota para criação do conhecimento interorganizacional ocorre baseado em empresas vinculadas através da troca depessoal em todos os níveis, da história compartilhada, dos vínculos de propriedade e dos esforços ativos para difundir cultura e valores, bem como o conhecimento através das associações formais de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!