Informações sobre o cortiço

Páginas: 66 (16312 palavras) Publicado: 14 de agosto de 2012
Naturalismo:Por volta de 1870, assistiu-se a saturação do Romantismo. O progresso definitivo das cidades, a industrialização, o avanço das ciências e o florescimento de novas correntes filosóficas criaram um ambiente hostil ao sentimento romântico. Os tempos exigiam uma arte responsável, que registrasse a observação objetiva da realidade.
Na segunda metade do século XIX, o contexto sociopolíticoeuropeu mudou profundamente. Lutas sociais, tentativas de revolução, novas idéias políticas e científicas. A literatura não podia mais viver de idealizações como no Romantismo.
Em resposta a esta necessidade nascem quase ao mesmo tempo e se entrelaçam mutuamente: o Naturalismo, o Realismo e o Parnasianismo.
Forte influência da literatura de Émile Zola (França);
- Romance experimental, apoiadona experimentação e observação científica;
- A investigação da sociedade e dos caracteres individuais ocorre "de fora para dentro", os personagens tendem a se simplificar, pois são vistos como joguetes, pacientes dos fatores biológicos, históricos e sociais que determinam suas ações, pensamentos e sentimento;
- Volta-se para a biologia e a patologia, centrando-se mais no social;
- As obrasretratam as camadas inferiores, o proletariado, os marginalizados e, normalmente, os personagens são oriundos dessas classes sociais mais baixas;
- O tratamento dos temas com base em uma visão determinista conduz e direciona as conclusões do leitor e empobrece literariamente os textos.
Características do Naturalismo: - Determinismo biológico;- Objetivismo científico;- Temas de patologia social;-Observação e análise da realidade;- Ser humano descrito sob a ótica do animalesco e do sensual;
- Linguagem simples;- Descrição e narrativa lentas;- Impessoalidade;- Preocupação com detalhes
O Naturalismo na obra O cortiço.
Dentro da obra O cortiço, podemos verificar os traços marcantes do Naturalismo como:
- Revelação da miséria urbana;
- Enfoque nas classes marginais;
- Determinismo do meio(tese dominante);
- Domínio do coletivo sobre o individual;
- Desagregação dos instintos.
Há vários trechos na obra em que podemos observar características naturalistas, onde indivíduo traz dentro de si instintos hereditários, que explodem repentinamente em manifestações de luxúria, tara, indignidade e crimes. Por mais que cada um desenvolva sua racionalidade, seu domínio sobre si próprio,ajustando-se à convivência social, nunca será suficientemente forte para domar as forças subterrâneas que vêm à tona, arrastando-o a um universo de anormalidades e vícios.
Em O Cortiço encontramos a seguinte passagem, que nos pode dar uma idéia da força do instinto:
"Amara-o a princípio por afinidade de temperamento, pela irresistível conexão do instinto luxurioso e canalha que predominava em ambos,depois continuou a estar com ele por hábito, por uma espécie de vício que amaldiçoamos sem poder largá-lo; mas desde que Jerônimo propendeu para ela, fascinando-a com a sua tranqüila seriedade de animal bom e forte, o sangue da mestiça reclamou os seus direitos de apuração, e Rita preferiu no europeu o macho de raça superior."
Segundo Alfredo Bosi, na obra História Concisa da LiteraturaBrasileira (2006):
Só em O cortiço Aluisio Azevedo atinou de fato com a fórmula que se ajustava ao seu talento: desistindo de montar um enredo em função de pessoas: ateve-se a seqüência de descrições muito precisas, onde cenas coletivas e tipos psicologicamente primários fazem, no conjunto, do cortiço a personagem mais convincente de nosso romance naturalista. Existe o quadro: dele derivam as figuras.Enredo - Resumo da Obra: O cortiço:João Romão era um português que morava em Botafogo no Rio de Janeiro e trabalhava como empregado em uma venda que adquiriu posteriormente, quando seu patrão a deixou para ele em troca de honorários vencidos. Ele que já trabalhava duro, passou a trabalhar ainda mais e economizar muito, pois possuía um grande desejo de enriquecer. Nem sequer uma cama para dormir...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • trabalho sobre a obra O Cortiço
  • Trabalho sobre o livro o cortiço
  • Perguntas sobre o cortiço
  • Informações sobre acácia mangiun
  • Informações sobre água para a população
  • Informações básicas sobre lipídios
  • Informações sobre diálise e hemodiálise
  • Informações sobre Malta

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!