Informações condicionamento classico ao operante

Páginas: 24 (5927 palavras) Publicado: 29 de setembro de 2012
Por muitos anos, os estudiosos acreditaram que a aprendizagem ocorria unicamente através dos processos de condicionamento. Embora esses processos sejam fundamentais, pesquisas recentes afirmam a aprendizagem pode ocorrer através das mais variadas formas.

O condicionamento é um processo de aprendizagem e modificação de comportamento através de mecanismos estímulo-resposta sobre o sistemanervoso central do indivíduo. Esse processo é vinculado ao Behaviorismo ou Comportamentalismo, que é o conjunto de idéias presente na Psicologia que vê o comportamento como único, devendo ser o objeto de estudo da Psicologia.

O primeiro tipo de condicionamento, denominado Condicionamento Clássico, foi desenvolvido pelo fisiologista russo Ivan Pavlov. Pavlov fez uma experiência envolvendo um cão,uma campainha e um pedaço de carne. O fisiologista percebeu que quando o cão via o pedaço de carne, ele salivava, o que foi chamado de reflexo não-condicionado.
Pavlov também começou a tocar a campainha (estímulo neutro) quando ia mostrar o pedaço de carne.

Rapidamente o cão passou a associar a carne com a campainha, salivando também toda vez que ela era tocada. Essa reação a um estímulo neutrofoi chamada de reflexo condicionado. O condicionamento clássico foi importante no sentido de explicar a associação de um estímulo a outro. Assim, esse tipo de condicionamento é importante para explicar a associação (positiva ou negativa) que um consumidor faz de uma marca, por exemplo. O condicionamento clássico também possibilita o entendimento de coisas comuns do nosso dia-a-dia, como o barulhode um despertador, que por si só não significa nada, mas nós relacionamos aquele barulho ao objetivo de se acordar em um determinado momento.

O outro tipo de condicionamento é o operante ou instrumental. A grande questão do condicionamento operante não é a de fazer a correlação entre um estímulo e outro, como no caso do condicionamento clássico, mas sim, de fazer a associação entre umestímulo e a conseqüência do mesmo.

O condicionamento operante foi desenvolvido pelo psicólogo norte-americano Burrhus Frederic Skinner, no qual estabelece que todo comportamento é influenciado por seus resultados, havendo um estímulo reforçador, podendo ser positivo quando fortalece o tipo de comportamento (recompensa), ou negativo quando tende a inibir certo comportamento (punição).

Algumasdiferenças entre o condicionamento clássico e o operante:
- Enquanto o condicionamento clássico inclui uma resposta já estabelecida através de outro estímulo anterior, o operante não necessita de nenhuma resposta dada anteriormente.
- No condicionamento clássico o resultado não depende das ações do sujeito, no operante certamente irá depender.
- Enquanto o condicionamento clássico influi namudança de opiniões, definindo gostos e objetivos, o condicionamento operante influi nas mudanças de comportamento perante um objetivo.

2
Condicionamento

Para melhor compreensão deste tema fica a sugestão de se antes ler "O que é behaviorismo".
Antes de definir “condicionamento” é necessário definir o que é “comportamento”, que de acordo com REESE (1975, p.14) pode ser definido “como qualquermovimento observável ou mensurável feito por um organismo, incluindo movimentos externos e internos e seus resultados, bem como as secreções glandulares e seus efeitos”. O comportamento pode ser “reflexo” ou “respondente” que são interações incondicionadas de estímulo-resposta entre o ambiente e o sujeito, e as respostas do organismo independem da aprendizagem; e comportamento “operante” sendotodos os movimentos de um organismo que atuam ou fazem efeito ao mundo em redor seja direta ou indiretamente. Sabendo-se o que é comportamento podemos agora definir “condicionamento” que de acordo com BOLTON e WARWICK (2005, p.112) “é um processo de aprendizado no qual o estímulo ambiental provoca uma resposta e o indivíduo aprende a partir da associação entre esse estímulo e a resposta”....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • condicionamento classico e operante
  • Condicionamento clássico e operante
  • Condicionamento clássico e operante
  • Princípios básicos de Condicionamento Clássico e Operante
  • O condicionamento operante
  • condicionamento operante
  • Condicionamento operante
  • Condicionamento operante

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!