Informação

Páginas: 6 (1291 palavras) Publicado: 19 de maio de 2013
Universidade Federal do Ceará - UFC
Universidade Aberta do Brasil – UAB
Curso: Graduação em Administração com foco em Gestão Pública

Seminário temático IV TCC

Portfólio 2

Prof.ª Tutora: Otília Cassiano Nogueira
Aluno: Jamily de Souza Silva - 0333181

São Gonçalo do Amarante
Maio/2013

Entrevistada: Flávia Soares
Área de atuação: Agente Comunitário de Saúde
Formaçãoacadêmica: Técnico de enfermagem
Concursada do estado desde 2002
Está subordinada à Secretaria de Saúde.

A entrevista foi realizada com uma agente de saúde que trabalha na área há mais de 10 anos. Todas as informações prestadas são com base em seu trabalho como agente comunitário de saúde, uma profissão que no meu ponto de vista é importante. Pois é através de um acompanhamento e visitas queinformações relacionadas a saúde dos membros da família são repassadas para a secretaria de saúde. Assim como se o cidadão precisar de um atendimento específico, marca-se com esse profissional.
Cada Agente de saúde fica responsável por uma área sendo necessário visitas e acompanhamento periódicos. Abaixo segue em forma de texto perguntas realizada a entrevistada com suas respectivas respostas.O processo de informação na área que a agente trabalha funciona com a coleta de informações por meio de uma ficha diária a qual é padronizada. As informações repassadas vale para todo o setor, através da coordenadora do PSF, que é enfermeira chefe. Todo mês a partir do dia 20 essa ficha preenchida é entregue a coordenadora que essas informações vão ser inseridas no sistema de informação deatenção básica (SIAB).
São estruturadas que no caso do pré-natal é realizado um acompanhamento desde o nascer até os 2 anos de idade; A partir dessa idade esse acompanhamento passa a ser no posto de saúde e por outros profissionais. Nesse caso é considerada estruturada porque segue um padrão definido e o preenchimento da ficha deve ser feito sempre, e constar as devidas informações; São específicas, e acoordenadora possui todo o domínio para que possa dar um suporte adequado a realidade vivida.
O pré-natal, por exemplo, tem que ser iniciado no segundo mês de gravidez, é preciso fazer exames, e com isso cada ano vai surgindo algo novo, ou seja, informações novas, no caso há um ano atrás não se fazia exames HIV e VDRL, são exames realizados que antigamente não se fazia, esses tipos de exames sãouns dos primeiros, pois dependendo do resultado é realizado todo o procedimento de tratamento e quanto as incuráveis a medicação deve ser tomada o quanto antes. Sendo assim essa informação deve ser pontual, ao seu tempo e extremamente necessária.
Uma das dificuldade encontradas é a falta de orientação, em parte, do acompanhamento com adolescentes, não existe informações educativas e efetivas nopreenchimento na ficha dos adolescentes; É considerado adolescente a pessoa de 11 a 19 anos.
Existe informações formais, no caso são aquelas técnicas sobre as inovações na área da saúde que é de fundamental importância ter o conhecimento; Conhecimento de alguma doença nova que está ocorrendo no mundo ou até mesmo se um estado vizinho, se este estiver com surto é preciso fazer preventivos. Nessecaso ocorre capacitação que é dada por profissionais, ocorre também seminários que todo o material informacional já vem do governo federal e é repassado por um profissional da área, vai depender da especialidade. Com relação as informações informais existe palestras e reuniões. Estas são periódicas realizadas mensalmente, com psicólogos, psiquiatras, enfermeiros, etc.
Quando existem informaçõesdifíceis de compreensão ou localizar no ambiente de trabalho normal, a agente busca em sites, como o da secretaria de saúde, em livros ou até mesmo com pessoas mais experientes na área. Mas na maioria das vezes se a coordenadora não souber da informação no momento ela se esforça para saber e depois repassa.
Nunca foi repassado informações com erro, isso raramente acontece. Pode acontecer de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informação e informação
  • Era da informaçao
  • Informação
  • Era da Informação
  • a era da informaçâo
  • a era da informação
  • Informação
  • Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!