Informação e informação

Páginas: 48 (11766 palavras) Publicado: 19 de fevereiro de 2013
Artigo

GESTÃO DE DOCUMENTOS: UMA RENOVAÇÃO EPISTEMOLÓGICA NO UNIVERSO DA ARQUIVOLOGIA
Por: Ana Celeste Indolfo indolfo@bol.com.br
Mestre em Ciência da Informação Professora Assistente da UNIRIO Especialista de Nível Superior do Arquivo Nacional

Resumo Apresenta uma revisão de literatura acerca do surgimento do conceito de gestão de documentos e dos estudos de classificação e avaliação dociclo vital da informação arquivística, a partir da metade do século XX. Destaca os princípios de classificação, os seus fundamentos, escolhas e polêmicas. Aborda a avaliação de documentos públicos e a questão do testemunho e da perda, da memória e da história. Aponta na produção do pensamento arquivístico contemporâneo os novos desafios com relação à gestão dos documentos eletrônicos.Palavras-chave: Gestão de documentos. Classificação de documentos. Avaliação de documentos. Ciclo vital da informação arquivística.

Resumen

Presenta una revisión de literatura respecto al surgimiento del concepto de gestión de documentos y de los estudios de clasificación y de valoración del ciclo vital de la información archivística, desde la mitad del siglo XX. Señala los principios de clasificación,sus fundamentos, opciones y polémicas. Aborda la valoración de los documentos públicos y la cuestión del testigo y de la pérdida, de la memoria y de la historia. Apunta, en la producción del pensamiento archivístico contemporáneo, los nuevos desafíos con relación a la gestión de los documentos electrónicos. Palabras clave: Gestión de documentos. Clasificación de documentos. Valoración dedocumentos. Ciclo vital de la información archivística.

Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.3, n.2, p. 28-60, jul./dez.2007

28

A.C. Indolfo

Introdução

O problema do controle e domínio dos fluxos documentais se inscreve no coração da Arquivística moderna. (DUCHEIN, 1993, p. 10, tradução nossa)

Uma história dos arquivos, da Arquivologia e mesmo das teorias epráticas que se desenvolveram para a consolidação do saber arquivístico muitos já o fizeram antes, e melhor. Pretende-se aqui contextualizar, por meio da revisão de literatura, as condições para que o conceito de gestão de documentos viesse a se impor como uma renovação epistemológica. Muitos teóricos afirmam que para contar essa história ter-se-ia que começar pelo Oriente, e quanto a isso, pouco seconhece na literatura da área. Outros apontam esse começo, talvez, no Oriente Próximo, cujas práticas arquivísticas já estão mais bem conhecidas e estudadas, até se chegar ao Ocidente, onde essas práticas se desenvolveram e chegaram até os dias atuais, e aí escolher os marcos de sua evolução. O documento ou, ainda, a informação registrada, sempre foi o instrumento de base do registro das ações de todasas administrações, ao longo de sua produção e utilização, pelas mais diversas sociedades e civilizações, épocas e regimes. Entretanto, basta reconhecer que os documentos serviram e servem tanto para a comprovação dos direitos e para o exercício do poder, como para o registro da memória. Se da Antiguidade Clássica à Revolução Francesa, os documentos

desempenharam um papel de prova edemonstraram o exercício do poder por parte das administrações, consolidando a noção de arquivos de Estado e dos Arquivos Nacionais, é no século XIX que se atribuiu aos documentos um valor de testemunho para a reconstituição da História, criando-se a dicotomia que, para alguns, ainda persiste no papel, nas funções e no trabalho com os documentos de arquivo. No século XX, ocorreu o aumento da quantidade dainformação produzida, o incremento das atividades de racionalização da sua utilização e a valorização para a ampliação de sua acessibilidade, além das questões que envolvem o tratamento,

29

Arquivística.net – www.arquivistica.net, Rio de janeiro, v.3, n.2, p.28-60, jul./dez.2007

Gestão de Documentos: uma renovação epistemológica no universo da Arquivologia

armazenamento e difusão das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Era da informaçao
  • Informação
  • Informação
  • Era da Informação
  • a era da informaçâo
  • a era da informação
  • Informação
  • Informaçao

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!