Informação Social e Económica do Niassa

Páginas: 6 (1335 palavras) Publicado: 26 de agosto de 2013

Pesquisa Interna
“Informação Social e Económica da província de Niassa”
Maputo, Janeiro de 2013







1. Localização

A Província do Niassa é a mais extensa do país, com uma área de 122 827 Km2, localiza-se na região noroeste de Moçambique. A província está dividida em 15 distritos.

Niassa tem como limites fronteiriços, com a Tanzânia no norte, as províncias da Zambézia eNampula a sul, a província de Cabo Delgado na zona leste e o Malawi na zona oeste.

Segundo dados do INE (2007), a Província de Niassa tem cerca de 1.170.783 Habitantes. Os principais grupos etnolinguísticos do Niassa são os macuas, os nyanja e os yaos. Sendo o grupo constituído pelos macuas o maior, em termos de representatividade, ao nível da província.

A maior parte da população do Niassa épraticante da religião islâmica, os cristãos católicos ocupam uma percentagem pequena assim como os protestantes e outras religiões.

2. Estrutura Económica

A economia do Niassa é totalmente dominada pela agricultura, constituindo a principal actividade económica, e contribui com cerca 36% para o PIB da província. Realçar que a economia tem vindo a crescer der forma acelerada, entre 1996 e2004, a taxa real de crescimento médio do PIB do Niassa rondou os 10,6% ao ano, contra 8,7% do país e 8,2% da região norte do país como um todo.

2.1 Agricultura

Niassa tem cerca de 12.3 milhões de hectares aptas para agricultura. As principais culturas e em pequenas áreas são o milho, o feijão manteiga, a ervilha, o girassol, o trigo, a batata, a soja, o tabaco, o algodão, a mapira, o feijãonhemba, gergelim, a banana, manga, papaia e melão. A produção agrícola reflecte na distribuição da população, isto é, onde temos uma maior população relativamente temos também uma maior produção agrícola. É a principal actividade para as famílias rurais, portanto é uma agricultura de subsistência.

Em termos de culturas de rendimento apresentam também baixas taxas de produtividade. No entanto,entre 2000 e 2004, a produção destas culturas, sobretudo de tabaco, aumentou rapidamente, cresceu em quase 370%, passando de 1.575 toneladas para 7.399 toneladas. No total, as culturas de rendimento cresceram em cerca de 193%, passando das 5.374 para 15.754 toneladas. Em relação aos investimentos comerciais na actividade agrícola (incluindo a agro-indústria), no período de 1990 a 2006, o Centro dePromoção de Investimentos (CPI) aprovou 16 projectos de investimento directo nacional e estrangeiro (123 milhões de dólares americanos); contudo apenas 10 foram (ou estão a ser) implementados no valor de 12 milhões de dólares, portanto, 10% do valor aprovado

2.2 Pecuária

Niassa Tem um fraco desenvolvimento pecuário, com 7.850 bovinos, 286.081 caprinos,41.361 ovinos, 28.296 suínos, 9 asininose mais de 1.304.472 galináceos, sendo a maior parte do sector familiar.

A produção pecuária é feita por dois sectores: (i) o familiar, com mais de 90% dos efectivos (ii) o privado emergente, pouco desenvolvido mas mais comercial, com efectivos reduzidos, melhorias ao nível do maneio sanitário mas um sistema de produção extensivo.

O comércio destas espécies é feito através de comerciantesambulantes e também através de contactos directos entre o consumidor e produtor.


2.3 Pescas

Niassa tem condições naturais propícias para a prática da actividade pesqueira, tem um grande potencial no Lago Niassa. Cerca de 6000 pessoas dependem da actividade pesqueira ou de actividades relacionadas com esta. No entanto esta é uma actividade em que o seu desenvolvimento tem sido prejudicadopelos fracos serviços de apoio à pesca.

2.4 Indústria

É pouco desenvolvida, compreendendo moageiras, serrações de madeira, padarias, indústria de construção e outras como o processamento de algumas matérias-primas (Algodão). É pouco desenvolvida devido ao fraco desenvolvimento de infra-estruturas, fraca integração da economia da província na economia nacional, fraca comercialização de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Formação social, econômica e política social
  • Formação social política e econômica
  • Organização social e econômica inca
  • Economia, politicas economicas e sociais
  • formação social e econômica no brasil
  • f. economicas e sociais
  • Formaçao social e economica do brasil
  • Sebenta história económica e social

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!