Informação, em formação do deficiente visual da educação básica da cidade de Salvador

Páginas: 9 (2071 palavras) Publicado: 21 de junho de 2013
Informação, em formação do deficiente visual da educação básica da cidade de Salvador
Alaor Lopes Filho


1 .  INTRODUÇÃO:
Através de um estudo acerca da falta de informação enfrentada pelos deficientes visuais da educação básica da cidade de Salvador justificou a necessidade defuturos profissionais da Informação conhecerem, um pouco mais, os meios, os processos e as técnicas utilizadas pelos portadores de deficiência visual para ter acesso às informações. 


Para os deficientes visuais, a grande dificuldade no processo informacional está relacionada ao acesso a documentos escritos em sistema adequado. Ainda, há pouco material transcrito para o Braille (anagliptografia),desfavorecendo assim o processo de educação e o desenvolvimento cultural dos portadores dessa deficiência.


A presente pesquisa, procura reunir informações sobre instituições que possibilitam recursos destinados à socialização/educação dos deficientes visuais. Procura levantar, também, as dificuldades dos portadores de deficiência visual, no que concerne aos aspectos de busca da informação.Assim, dar seguimento ao trabalho de Machado e Ohira (1996), que realizaram uma pesquisa sobre a comunidade dos deficientes visuais .

2 OBJETIVOS:
2.1 Geral

Levantar os recursos educacionais e informacionais existentes, na educação básica da cidade de Salvador , que possibilitam aosdeficientes visuais formas de acesso à informação e com isso facilitar a integração social desses deficientes nasociedade.


2.2 Específicos:

a) mapear o processo de atuação das instituições que se propõem a prestar serviços para os deficientes visuais;
b) traçar o perfil socioeconômico do deficiente visual;
c) identificar os meios de informação disponíveis para os deficientes visuais;
d) apontar as dificuldades que os deficientes visuais encontram para o acesso às informações.
3 .Ascenção
Naárea da deficiência visual encontram-se, no Brasil, algumas instituições e fundações ligadas à educação do deficiente visual. Em Salvador as escolas de educação especial reabilitam o deficiente, mostrando formas de acesso à informação. Possuem, igualmente, salas equipadas com recursos para que estes aprendam a viver em sociedade, salientando claro que, um dos princípios fundamentais das escolasinclusivas é de que todos os alunos possam aprender juntos, devendo se adaptar aos diferentes estilos de aprendizagem, necessitando então de currículos adequados e de estratégias pedagógicas de cooperação entre comunidades.

Na literatura, as abordagens sobre a pessoa deficiente visual tratam das dificuldades de convivência dessa pessoa em sociedade. A formação da criança e do jovem cego é muitoprejudicada por falta de acesso a
recursos, tecnologia e cultura. Tais ausências criam barreiras para a integração do deficiente visual à sociedade.

Verifica, no entanto, que a pessoa portadora de deficiência visual muitas vezes está impedida desse acesso, e se não lhe forem providenciadas as publicações especiais impressas no sistema Braille prejudicará no andamento futuro da socialização,educação e informação  . O livro, se constitui em um dos recursos de aprendizagem, aperfeiçoamento e distração para o deficiente visual. O acesso ao livro é relativamente fácil para as pessoas com visão e se torna difícil para as pessoas cegas. Estas ficam, na maioria das vezes, dependentes de instituições que disponibilizam livros em Braille para leitura, ou de pessoas de boa vontade que “emprestam” seusolhos e se tornam suas “ledoras” (termo que designa aquele que lê para a pessoa cega).


Havendo uma informação utilitária, lazer e técnica biblioterapêutica, de acordo com a necessidade desse estrato social, isto irá oportunizar o ajustamento bio-psíquico, social e pedagógico da clientela com essa deficiência ,através de sua participação em programa de integração social. Além disso, tal...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Educação fisica para deficientes visuais
  • educação fisica e deficiente visual
  • educação do deficiente visual
  • Inclusão do Deficiente Visual na Educação Infantil
  • formação básica em educação a distância
  • FORMAÇÃO BÁSICA DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
  • O Acesso dos Deficientes Visuais aos Serviços de Saúde na Atenção Básica
  • Formação continuada de proofessores da educação básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!