Informação assimetrica versus teoria da agencia

Páginas: 13 (3202 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2013

Índice




Introdução

Este trabalho foi realizado no âmbito da unidade curricular Contabilidade Analítica, leccionada pelo docente António José Monteiro de Oliveira e tem como objectivo relacionar e analisar o impacto dos conceitos de Informação Assimétrica e Teoria da Agência com a Contabilidade de Custos, bem como apresentar alguns exemplos.
Na economia tem-se verificado um maiornúmero de empresas de grandes dimensões que trouxeram consigo o distanciamento entre o dono do capital e da gestão. As empresas geridas por executivos que não são os proprietários do capital sofrem as consequências da chamada Teoria da Agência. Esta situação acentuou a necessidade de informação credível e comparável, atendendo à globalização dos mercados financeiros.
Estes acontecimentos serãorelacionados, mais adiante, com a Contabilidade de Custos, que assume uma grande importância, no mundo empresarial, por mensurar diferentes grandezas da empresa, facilitar a tomada de decisões e fazer o controlo de gestão.









1. Informação Assimétrica

1.1. Conceito

A Informação assimétrica é uma característica que impede o funcionamento perfeitamente concorrencial do mercado eocorre quando dois agentes de um mercado estabelecem entre si uma transacção económica, em que uma das partes envolvidas tem acesso a um maior número de informações relevantes do que outra parte ou quando um dos agentes não consegue descobrir as acções do outro. Cria-se, assim, uma desvantagem óbvia para um dos lados, ou seja, "saber é poder" e quando uma das partes não possui a informação tem deadquiri-la incorrendo em custos. Esta situação é a mais comum na economia pois, de modo algum, se verifica a existência da "informação perfeita", pelo contrário.
Segundo Stiglitz (2000) o reconhecimento de que a informação é imperfeita, de que estão envolvidos elevados custos na obtenção de informação, de que as assimetrias de informação são importantes e de que a extensão desta assimetria éafectada pelas acções das empresas, teve um grande impacto na economia e tem explicado certos fenómenos sociais e económicos que de outra forma seriam mais difíceis de serem compreendidos.

Uma forma de aplicabilidade da assimetria de informação é analisar a vantagem da informação assimétrica como parte da inovação, A.MICHAEL SPENCE afirma, numa entrevista publicada no Expresso (2001), que ”ainformação assimétrica é uma "arma" crítica para os empreendedores, é vital para a criação de start ups especialmente na área da alta tecnologia. As start ups resultam de gente com novas ideias e com uma janela de oportunidade muita curta no tempo. A informação assimétrica serve para avaliar e decidir sobre os novos negócios em que investir e ganhou ainda mais projecção com a Internet. A Internet foi oacontecimento mais importante nos últimos anos que modificou os mercados financeiros e a economia”.
1.2. Falhas de mercado

A informação assimétrica pode ser considerada uma falha que ocorre quando os mecanismos de mercado, não regulados pelo estado e deixados livremente ao seu próprio funcionamento, originam resultados económicos não eficientes ou indesejáveis no ponto de vista social. Umexemplo de falha do mercado é: a selecção adversa e o risco moral.

1.2.1. Selecção adversa

A selecção adversa consiste, precisamente, no efeito que a assimetria de informação tem na escolha do agente. Pode-se dizer que a selecção adversa é um problema que se manifesta mesmo antes de se realizar qualquer transacção pelo facto de um certo bem/serviço não ter a qualidade desejada, por uma daspartes desconhecer a sua origem, o que irá gerar desconfiança.

EXEMPLO: o caso dos seguros, qualquer que seja a seguradora, quando vende um seguro não sabe o risco que o cliente acarreta consigo. Só ele próprio é capaz de precisar quais os problemas de saúde que possui. Verifica-se aqui uma clara vantagem do cliente em relação á seguradora que não reúne todo o tipo de informação da pessoa em...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • teoria da agencia
  • Teoria da Agencia
  • Teoria da agência
  • Teoria de agencia
  • Teoria das agencias
  • Teoria de agência
  • Teoria da agencia
  • Teoria de agência

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!