Informção sobre a história dos polimeros

Páginas: 10 (2281 palavras) Publicado: 27 de março de 2014





























Índice

























Introdução


A evolução da humanidade, desde seus primórdios, está intimamente ligada à capacidade do Homem em criar alternativas para garantir sua sobrevivência e melhorar seu conforto de vida. Assim, é possível observar constantes avanços científicos e tecnológicos nas áreasde alimentação, da saúde, de comunicação, de transporte, etc., para atingir tais objetivos. Grande parte das mudanças ocorridas até os dias de hoje se deve à disponibilidade de materiais adequados para transformar as idéias, e mesmo sonhos, em realidade. Esta correlação é tão significativa que a evolução do ser humano na face da Terra é cronologicamente registrada através de épocas designadaspelos materiais disponíveis até então, tais como, Idade da Pedra, Idade do Bronze, Idade do Ferro, etc.
Neste último século grande parte das mudanças tecnológicas realizadas pelo Homem se deve ao surgimento dos polímeros como material alternativo. Assim, borrachas sintéticas, plásticos e fibras sintéticas revolucionaram o desenvolvimento dos setores automotivos, eletro-eletrônicos, têxteis, deembalagens, da medicina, etc.
















Evolução dos Polímeros



Apesar dos materiais poliméricos terem revolucionado o desenvolvimento tecnológico deste século, seu surgimento, do ponto de vista científico, ocorreu na segunda metade do século passado. O termo polímero foi criado pelo famoso químico alemão J. Berzelius em 1832. O termo polímero foi utilizado para representaras moléculas de buteno como sendo constituídas de muitas (poli) unidades(meros) de etileno. Vale a pena ressaltar que nesta época não se conhecia o conceito de macromoléculas, que só veio a ser estabelecido em meados do século XX através de Hermann Staudinger. O termo polímeros só veio a ser usado como é conhecido hoje após 1922.

As primeiras experiências realizadas pelos cientistas do séculopassado com substâncias poliméricas envolviam polímeros naturais tais como borracha natural, amido, celulose e proteínas. Apesar da borracha natural ser menos abundante que a celulose e as proteínas, ela foi muito importante do ponto de vista histórico para a Ciência de Polímeros
O início da indústria de polímeros ocorreu basicamente com o domínio da tecnologia de vulcanização da borrachanatural. Este material já era utilizado em determinadas aplicações, mas suas características pegajosas com o aumento de temperatura e a inexistência do processo de vulcanização, limitavam em muito seu uso até então. Em 1844 Goodyear conseguiu patentear o seu processo de vulcanização na França, entretanto no mesmo ano, mais precisamente um mês antes, Thomas Hancock patenteou um processo semelhante devulcanização na Inglaterra. Até hoje existe uma controvérsia sobre o verdadeiro inventor de tal processo.
Em meados do século XX a celulose foi transformada em fibras têxteis através de um processo de regeneração de celulose conhecido como processo viscose. Até então a industrialização de polímeros havia se caracterizado pela modificação de polímeros naturais. Somente em 1907 Lord Baekelandpatenteou o processo de síntese de um material polimérico essencialmente sintético.
Apesar da industrialização de polímeros ter se iniciado no final do século passado, o conhecimento específico sobre a Ciência de Polímeros era ainda muito incipiente. Não havia ainda uma consciência sobre a estrutura macromolecular dos polímeros. Somente em torno de 1920 um jovem pesquisador, Hermann Staudinger, , decidiudedicar a estudos de macromoléculas para compreender melhor o comportamento dos compostos orgânicos conhecidos até então como " high molecular compounds". A sua contribuição tornou-se mais significativa quando previu que as moléculas poliméricas poderiam se cristalizar, mesmo possuindo elevados pesos moleculares. Mesmo mostrando evidências experimentais sobre as características moleculares das...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Historia do polimero
  • Relatorio sobre polimeros
  • Trabalho sobre polimeros
  • relatorio sobre polimeros
  • breve historia dos polimeros
  • tudo sobre polimeros
  • Um olhar sobre os polímeros
  • sobre historia

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!