Informática

Páginas: 6 (1440 palavras) Publicado: 28 de abril de 2013
PLATAFORMA CEDERJ
Aluno: Amanda Tavares de Almeida Borges
Matrícula: 12215060664
Curso: Administração
Pólo: Resende - Centro

Sobre o Sistema Moodle
Uma alternativa simples e com baixo custo de implementação e manutenção está conquistando o mercado de plataforma de ensino via web. Trata-se do sistema Moodle (Figura 1): criado para produzir e gerenciar atividades educacionais baseadas naInternet ou em redes locais, associa-se um sistema de administração de atividades educacionais com um pacote de software desenhado com o objetivo de ajudar os educadores a obter alto padrão de qualidade.

Utilizado hoje por mais de seis mil organizações em todo mundo começou a ser idealizado na década de 90. Martin Dougiamas (Figura 2) conhecia pessoas em escolas e instituições, pequenas e grandese via suas dificuldades em fazer um melhor uso da Internet. Suas crenças nas inúmeras possibilidades da Educação baseado na Internet o levaram ao aperfeiçoamento nessa área. Voltado para programadores e acadêmicos da educação, constitui-se em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagemcolaborativa. Permite, de maneira simplificada, a um estudante ou a um professor integrar-se, estudando ou lecionando, num curso on-line à sua escolha.
O principal uso é na modalidade de Educação à Distância, mas também vem sendo bastante usado para apoio aos cursos presenciais. Os professores acabam substituindo em deixar material na xérox da faculdade ou enviar arquivos para uma grande quantidade dee-mails de seus alunos, ele apenas tem que ter uma disciplina criada no Moodle para “pendurar” lá os arquivos de texto que os alunos devem ler para o acompanhamento da matéria. É uma solução fácil, que não exige muitos conhecimentos técnicos do professor e nem mesmo do aluno.
Atualmente o Moodle não é usado apenas por Universidades, mas em escolas do ensino médio, escolas primárias, organizações,companhias privadas e por professores independentes. A lista de usuários cresce cada vez mais. Algumas características desse sistema são:
navegação intuitiva;
clareza e consistência de signos utilizados no projeto gráfico;
projeto gráfico harmonioso e agradável;
conteúdo adequado ao público, alvo;
linguagem direta e simples;
possibilidade de autoria;
dialogicidade;interatividade.

Sobre a Fundação CECIERJ
A Fundação Centro de Ciências e Educação Superior a Distância do Estado do Rio de Janeiro (Fundação CECIERJ) desenvolve projetos nas áreas de educação superior a distância e divulgação científica, atingindo diretamente mais de 60 mil pessoas por ano residentes nos 92 municípios do Estado do Rio de Janeiro, com a oferta de cursos de graduação adistância por intermédio do Consórcio CEDERJ (Figura 3), parceria formada entre o Governo do Estado do Rio de Janeiro e seis universidades públicas (Universidade do Estado do Rio de Janeiro – UERJ [Figura4]; Universidade Estadual do Norte fluminense – UENF [Figura5]; Universidade Federal Fluminense – UFF [Figura 6]; Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO [Figura 7]; Universidade Federaldo Rio de Janeiro – UFRJ [Figura 8]; e Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro – UFRRJ [Figura 9]).

Os cursos de graduação do consórcio CEDERJ são cursos semipresenciais. Suas aula são baseadas em material auto instrucional que é disponibilizado ao aluno no formato de material didático impresso. Os cursos de graduação a distância permitem que o aluno estude no local e horário de suapreferência, seguindo um cronograma. Além do material didático especialmente elaborado, os alunos contam com o apoio de tutoria presencial, nos próprios polos regionais, com a tutoria a distância que pode ser acessada por telefone ou pela internet, por meio da Plataforma CEDERJ (Figura 10). No modelo CEDERJ não há aulas presenciais diárias, mas algumas disciplinas exigem um número mínimo de presença...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!