INFORMÁTICA

Páginas: 3 (738 palavras) Publicado: 20 de outubro de 2014


O Software livre, como o Sistema Operacional Linux e os aplicativos do LibreOffice

Software1 livre designa qualquer programa de computador que pode ser executado, copiado, modificado eredistribuído pelos usuários. Os usuários possuem livre acesso ao código-fonte do software e fazem alterações conforme as suas necessidades.
As duas principais organizações internacionais responsáveispela proteção e promoção do software livre, a Free Software Foundation (FSF) e a Open Source Initiative (OSI), atuam também para garantir que os termos Free Software e Open Source sejam utilizados deforma correta.













Linux
Linux é um termo utilizado para se referir a sistemas operativos que utilizem o núcleo Linux. O núcleo Linux foi desenvolvido pelo programador finlândesLinus Torvalds, inspirado no sistema Minix. O seu código fonte está disponível sob a licença GPL (versão 2) para que qualquer pessoa o possa utilizar, estudar, modificar e distribuir livremente deacordo com os termos da licença.
Inicialmente desenvolvido e utilizado por grupos de entusiastas em computadores pessoais, os sistemas operativos com núcleo Linux passaram a ter a colaboração degrandes empresas como IBM, Sun Microsystems, Hewlett-Packard (HP), Red Hat, Novell, Oracle, Google, Mandriva e Canonical.1.
Apoiado por pacotes igualmente estáveis e cada vez mais versáteis de softwareslivres para escritório (LibreOffice, por exemplo) ou de uso geral (projeto GNU) e por programas para micro e pequenas empresas que na maioria dos casos em nada ficam a dever aos seus concorrentesproprietários, e interfaces gráficas cada vez mais amigáveis como o KDE e o GNOME, o núcleo Linux, conhecido por sua estabilidade e robustez, tem gradualmente caído no domínio popular, encontrando-se cadavez mais presente nos computadores de uso pessoal atuais. Mas já há muito que o Linux destaca-se como o núcleo preferido em servidores de grandes porte, encontrando-se quase sempre presente nos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!