Informática

Páginas: 5 (1076 palavras) Publicado: 23 de maio de 2011
Definição do que é Sistema de Apoio a Decisão (SAD):
SAD nada mais é do que um suporte a tomadas de decisões dentro de uma empresa. Ele pode ajudar no planejamento estratégico em diversas áreas da empresa, desde o controle gerencial até o controle operacional. No entanto é mais utilizado para resoluções de problemas menos bem estruturados, e menos bem específicos, contudo isto não quer dizer quenão seja possível utilizá-lo para resolução de problemas bastante estruturados.
Existem dois tipos de SAD’s. O SAD baseado em banco de dados, e o SAD baseado em sistemas de software. Dissertaremos mais acerca do SAD baseado em banco de dados.
O SAD-BD de acordo com Laudon(2007) é uma coletânea de dados correntes ou históricos provenientes de uma série de aplicações ou grupos. Podendo ser umpequeno banco de dados dentro de um computador, como também um data warehouse atualizado pelos principais sistemas organizacionais.
Como os SAD’s são extratos ou cópias destes bancos de dados, a utilização do mesmo não interfere na integridade destes dados. Sendo assim, a probabilidade de os dados estarem com problemas por motivos de utilização do sistema de apoio a decisão é bem menor.

Definiçãode Banco de Dados (BD):
Banco de dados é uma coleção de dados relacionados. Os dados são fatos que podem ser gravados e que possuem um significado implícito. No entanto está definição é muito genérica. Geralmente o uso do termo banco de dados é geralmente restrito, possuindo as seguintes propriedades implícitas:
* Um banco de dados representa alguns aspectos do mundo real, às vezes, deminimundo ou de universo de discurso (UoD). As mudanças no minimundo são refletidas nestes bancos de dados.
* Um banco de dados é uma coleção lógica e coerente dos dados com algum significado inerente. Uma organização de dados ao acaso, ou seja randômica, não pode ser corretamente interpretada como um banco de dados.
* Um banco de dados é projetado, construído e povoado por dados, atendendo auma proposta especifica. Possui um grupo de usuários definido e algumas aplicações preconcebidas, de acordo com o interesse desse grupo de usuários.
O tamanho de um banco de dados é muito variável. Podendo ocorrer uma centena de dados, como uma lista de nome e endereços de pessoas conhecidas, como também pode ocorrer bilhões de registros como um banco de dados de um banco qualquer, onde todas asalterações na conta, como saque, empréstimo, deposito, contas a pagar, contas a receber, são gravadas em um banco de dados complexo e muito bem protegido.
Os dados gravados neste banco necessariamente devem ser gravados de modo correto, pois se a entrada dos dados for errada, a saída será errada, e com isso todos os sistemas que utilizam este banco da dados como base, irão dar ao usuário, dadosinconsistentes e errados, podendo influenciar de modo negativo em algumas tomadas de decisões.

Definição de um Sistema de Apoio a Decisão baseado em Banco de Dados:
Um SAD-BD (Sistema de apoio a decisão, baseado em banco de dados) é um sistema que se embasa em um banco de dados, ou seja, em uma coletânea de dados, que foram guardados e analisados por um sistema, e que por fim, podem ajudar emuma tomada de decisão para a empresa.
Normalmente uma empresa tem um banco de dados, seja ela de grande ou pequeno porte, tem um banco de dados, afim de analisar determinada informação da mesma.
Por exemplo. Uma empresa de transporte, teria em seu banco de dados, o cadastro da frota de caminhões, bem como o cadastro de caminhoneiros. Com estes dados, pode-se analisar quais as corridas que oscaminhoneiros fizeram, qual a quantidade de quilômetros andados por cada caminhão, quando será a próxima vistoria dos equipamentos, quando será necessário a troca de peças, quais os melhores profissionais, quantas multas cada um levou por quantidade de quilômetros rodados, bem como a eficiência de cada um.
Estas informações ficam implícitas nos dados fornecidos ao banco de dados, que por sua vez,...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!