Informática

Páginas: 27 (6675 palavras) Publicado: 27 de abril de 2011
INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL E SISTEMAS ESPECIALISTAS

Em uma conferência no Dartmouth Colletge, em 1956, John McCarthy propôs o uso da expressão inteligência artificial (IA) para descrever os computadores que tivessem a capacidade de imitar ou replicar as funções do cérebro humano. Muitos pioneiros de IA compareceram àquela primeira conferência sobre o assunto; alguns previram que os computadoresseriam tão espertos quanto os humanos por volta dos anos 1960. A predição nunca se realizou, mas os benefícios da inteligência artificial nos negócios e na vida acadêmica podem ser vistos hoje. Os progressos da IA conduziram às redes neurais, como o utilizado na Boeing, que funciona como o cérebro humano para reconhecer padrões complexos. Não só o sistema em si é um tanto surpreendente; seusbenefícios também são notáveis. Gradas Pa IA, a Boeing pode identificar cerca de 16 milhões de peças com uma eficiência e exatidão nunca antes possíveis.

VISÃO GERAL DA INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL
As histórias e filmes populares de ficção cientifica montaram cenários de sistemas computacionais e de máquinas inteligentes conquistando o mundo. Computadores como HAL, do filme 2001 – Uma Odisséia no Espaço,eram uma visão futurística do que poderia acontecer. Essas ficções distraem, mas estamos longe de criar sistemas computacionais que possam substituir inteiramente os tomadores de decisões humanos. Ainda assim, estamos vendo a aplicação direta de muitos sistemas que utilizam o conceito de IA. Esses sistemas estão ajudando a fazer diagnósticos médicos, explorar recursos naturais, descobrir o queestá errado com dispositivos mecânicos e auxiliar no projeto e desenvolvimento de outros sistemas de computadores.

Inteligência Artificial em Perspectiva.
Os sistemas de inteligência artificial incluem as pessoas, procedimentos, hardware, software, dados e conhecimento necessários para desenvolver sistemas computacionais e máquinas que demonstram características de inteligência. Pesquisadores,cientistas e especialistas em como os seres humanos pensam muitas vezes participam do desenvolvimento desses sistemas. O objetivo no desenvolvimento contemporâneo de sistema de IA não é substituir completamente a tomada de decisões humana, e sim reaplicá-la em certos tipos de problemas bem-definidos. Assim como em outros sistemas de informação, o propósito maior das aplicações da inteligênciaartificial nas empresa é auxiliar as organizações a alcançar suas metas.

A Natureza da Inteligência
Dos pioneiros da IA aos pesquisadores de hoje, a ênfase tem sido dada ao desenvolvimento de máquinas com comportamento inteligente. Algumas das características específicas do comportamento inteligente incluem a capacidade de realizar o seguinte:
- Aprender com a experiência. Ser capaz de aprendercom as situações e eventos encontrados é um componente essencial do comportamento inteligente e é uma capacidade natural para os humanos, que aprendem por tentativa e erro. Entretanto, aprender com a experiência não é natural para sistemas computacionais. Essa capacidade precisa ser cuidadosamente programada no sistema. Atualmente, os pesquisadores estão desenvolvendo sistemas que possuem essacapacitação. Por exemplo, alguns programas de IA, como os jogos de xadrez computadorizados, podem aprender a melhorar seu jogo ao jogarem com competidores humanos.
- Aplicar o conhecimento adquirido da experiência. Além de aprender com a experiência, as pessoas aplicam o que aprenderam às novas situações e circunstâncias. Em alguns casos, pessoas absorveram o que aprendera, foram bem-sucedidas emuma área e aplicaram o conhecimento em outra. Por exemplo, uma empresa que desenvolveu um prendedor par esquis, para ser usado nas descidas, também apresentou um engenhoso prendedor para pedais de bicicletas, utilizando a mesma idéia geral. Esse novo pedal permite que os competidores e os ciclistas comuns aplique força aos pedais o tempo todo e em todas as direções para transmitir mais força ás...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • INFORMATICA
  • INFORMATICA
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • informatica
  • Informatica
  • informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!