Informática e tecnologia na natação

Páginas: 10 (2434 palavras) Publicado: 22 de maio de 2011
INFORMÁTICA,TECNOLOGIA E A NATAÇÃO
TEXTO INTRODUTÓRIO

A TECNOLOGIA DOS MAIÔS DE NATAÇÃO

A natação evoluiu muito com o passar do tempo, aprimorando suas técnicas ,suas regras,suas competições, crescendo como esporte e como fonte de qualidade de vida, e uma das mais notáveis evoluções da natação se encontra no aperfeiçoamento dos trajes ,ou seja dos maiôs.Estes que eram apenas uma vestimentanormal para se praticar o esporte foram ganhando importância cada vez maior ou se descobrir o quanto eles faziam diferença e como o seu design,seu material e suas especificidades podiam mudar drasticamente o resultado final.Esse é mais um exemplo de como a tecnologia pode influenciar na natação ,e chegou a tal ponto que hoje se questiona se deve ou não usar os mais novos maiôs.

A EVOLUÇÃO DOSMAIÔS

1973-Skinfit arena

Em 1973, um ano depois dos jogos, arena lançou sua primeira linha de roupa de banho para competição com a introdução do skinfit. Skinfit era conhecido na indústria como uma "pérola tecnológica." O novo tecido ultra-light pesava apenas 18 gramas e foi concebido para aderir ao corpo de um nadador como uma "segunda pele".

1996-Aquablade

A primeira geração demaiôs inteiriços especiais para atletas de ponta aumentou em 15% a aderência ao corpo.Na Olimpíada de Atlanta,76% das medalhas foram conquistadas com esse traje,e até hoje ele continua como uma grande opção ,mais barata e de grande qualidade.

2000-Fast skin

Fast skin foi a sensação destes últimos Jogos Olímpicos. É feito com fibras de pele de tubarão de modo a reduzir o atrito com a água einúmeros testes foram feitos indicando sua grande influência nos tempos dos atletas.

Aquablade ou Fast skin são produtos que devem ser como a sua pele. Eles devem estar muito bem ajustados ao seu corpo, ou seja, bem justo e até apertado. Para os grandes atletas olímpicos as empresas desenham os modelos específicos para cada um.

2008-LZR Racer

A Federação Internacional de Natação (FINA) aprovouo primeiro maiô inteiro (full-body suit) para redução de resistência no ano 2000, durante as provas classificatórias para as Olimpíadas. Os nadadores usaram vários modelos desse tipo de maiô nos Jogos Olimpícos de 2000 e 2004, até fabricarem o LZR Racer da Speedo, em 2008. Maiô que, através de muita pesquisa, foi feito com diversos materiais de alta tecnologia. As costuras são soldadas comultrassom e, além disso, a roupa repele a água e seu formato anatômico cria uma espécie de apoio para manter o nadador em melhor posição dentro da água, sem perder a liberdade e flexibilidade de seus movimentos, diz Jason Rance, um dos designers que ajudou a pesquisar e criar o LZR Racer. A Speedo costuma chamar o que utiliza em seu maiô de “estabilizador central” – espécie de cinta onde o material éduplicado, e afirma que soldar as costuras reduz em cerca de 6% a resistência, ao compararmos com o ato de costurá-las, diz Rance. O estabilizador também mantém o músculo abdominal do nadador sempre contraído em provas de longa distância – mesmo após aqueles 2 ou 3 minutos em que o músculo se esgota.

A Speedo não se preocupou apenas com o material dos maiôs (a superfície totalmente lisa), pois hámuito tempo sabe-se que as curvas e os músculos dos nadadores criam resistência, o que é ainda pior do que a fricção da roupa. A Speedo procurou tirar essa resistência criada pelo próprio corpo do nadador ao bolar um maiô extremamente colado ao corpo, complementa Rance. 

Depois disso, testou-se a oxigenação dos nadadores e ficou compravado que os nadadores conseguiriam respirar normalmente,mesmo com a roupa tão colada ao corpo. Segundo a fabricante, por reduzir o atrito com a água, o novo traje permite ao nadador economizar 5% de energia durante a prova.

2009-G X N SEI DAS QUANTAS

A POLÊMICA DOS SUPER MAIÔS E OS LIMITES DA INFLUÊNCIA DA TECNOLOGIA NA NATAÇÃO

A evolução da tecnologia nos maiôs de natação tem sido cada vez mais surpreendente e avançada,conquistando cada vez...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Tecnologia de informatica
  • Tecnologia informatica
  • Informática e suas técnologias
  • Tecnologia da Informatica
  • Tecnologia da informatica
  • Tecnologia da informatica
  • Tecnologia de informatica
  • Tecnologia da informática

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!