Informática e Sociedade

Páginas: 6 (1419 palavras) Publicado: 1 de dezembro de 2014
BENEFICIOS DO PROJETO CINTURÃO VERDE EM IMPERATRIZ

Jallysson Miranda Rocha¹
Emerson Guimarães²
Lucas de Sousa Lopes³
Ricardo Lima4

RESUMO

Este trabalho pretende apresentar os benéficos do projeto cinturão verde promovido pela Infraero Aeroportos na cidade de Imperatriz, que conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Imperatriz, SEBRAE - MA, Consórcio Intermunicipal de Produção eAbastecimento da Região do Tocantins, Universidade Estadual do Maranhão, Banco do Nordeste e Faculdade de Imperatriz – FACIMP. Esse projeto busca a melhoria da produção agrícola de Imperatriz através de novas tecnologias e ao mesmo tempo proporcionando empregos para as pessoas que vivem nesse meio. As pessoas da comunidade são bastante beneficiadas com participação total no projeto e comoportunidades em outras áreas como a informática, cursos de informática e tratamento odontológico que são disponíveis a comunidade próxima ao projeto e as pessoas que estão envolvidas neste, por meio da Infraero que organizou esse curso e o tratamento com o apoio da Faculdade de Imperatriz, disponibilizando acadêmicos voluntariamente dos cursos de Sistemas de Informação e Odontologia.


ABSTRACT2 – DESENVOLVIMENTO: O CONTEXTO DO DESENVOLVIMENTO DO PROJETO CINTURÃO VERDE.
O projeto integra o Programa Infraero Social, desde que foi criado em 2001, é desenvolvido em uma área de mais de 815 m² do Aeroporto de Imperatriz, o projeto Cinturão Verde tem ganhado destaque na região Sul do Maranhão, através da Secretaria do Desenvolvimento Rural (SDR), em parceria com o Ministério doDesenvolvimento Social e Combate à Fome (MDS), do Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), Prefeitura Municipal de Imperatriz, SEBRAE-MA, Consórcio Intermunicipal de Produção e Abastecimento da Região do Tocantins, Universidade Estadual do Maranhão, Banco do Nordeste, Fandutra, FAMA, Infraero e FACIMP, que juntos aplicam R$ 5,4 mil por ano, para o desenvolvimento da agricultura familiar de Imperatriz – MA.O objetivo é melhorar a qualidade e a produtividade da horticultura por meio do aumento da produção, conquista de novos mercados, implantação de práticas agroecológicas visando, em breve, a produção orgânica. As ações envolvem pequenos agricultores que, antes do projeto, pagavam arrendamento à Infraero e, por meio dele, passaram a ter cursos sobre técnicas de plantio e cultivo dehortifrutigranjeiros para incrementar suas pequenas hortas.
Hoje 70% da demanda por frutas e hortaliças de Imperatriz e Região são atendidas pela produção agrícola do projeto “Cinturão Verde”. Em 2009, foram cultivadas 180 toneladas de frutas e hortaliças. Há também plantação de diversas culturas, como alface, coentro, batata, couve, feijão, milho, arroz, maxixe, tomate, entre outros.
De acordo com oconvênio, a Uema, por meio de seus professores e alunos do Curso de Agronomia do Centro de Estudos Superiores de Imperatriz (SESI), dará assistência aos agricultores, no que diz respeito ao preparo da terra para o plantio, cultivo e manutenção das culturas, por meio de cursos e de outras atividades de extensão.
Importante destacar que cada parceiro do projeto arca com o valor financeiro das suasatribuições, não havendo repasse nem patrocínio por parte da Infraero a nenhum deles. A Infraero não patrocina qualquer profissional autônomo “para dar consultas a pacientes, fazer diagnósticos e receitar remédios à base de plantas”. O objeto do projeto prevê, entre outras atribuições, cursos de plantio e cultivo de plantas de uso medicinal e terapêutico, mas não o atendimento à população, muito menos porprofissional não capacitado.

Os produtores também recebem aulas de informática, treinamentos, alfabetização e atendimento médico/odontológico. No local, foi construída infraestrutura adequada com estufas para produção de mudas em bandejas, áreas para criação e minhocas, compostagem, canteiros para pesquisas com hortaliças e ervas medicinais, higienização de verduras, galpão para preparo de...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informatica e Sociedade
  • Informática e Sociedade
  • A sociedade informática
  • Informatica e Sociedade
  • Informática e sociedade
  • Informática e sociedade
  • informatica na sociedade
  • Informática e Sociedade

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!