Informática, principios básicos.

Páginas: 9 (2054 palavras) Publicado: 7 de abril de 2013
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS
DEPARTAMENTO DE COMPUTAÇÃO

RAFAEL ELIAS
RUAN CARLOS
TULIO DAVID
WÉVERTON ALVES

CONCEITOS BÁSICOS DE INFORMÁTICA (AED)

GOIÂNIA
2013

INTRODUÇÃO

O trabalho a seguir trata dos conceitos básicos de informática e tem basicamente o objetivo de auxiliar os alunos no embasamento teórico no que diz respeito aos componentes e as funções deum computador. Faz parte da produção, sub-temas como: conceito de hardware e software; estrutura de um computador digital; representação e armazenamento de informações; histórico, evolução e perspectivas da computação e por fim, arquitetura de um sistema de computação.
Com base no objetivo principal do trabalho – embasamento teórico – o grupo se uniu em busca de formas simples de se compreender oassunto para que fossem construídos textos de fácil entendimento, tendo em vista o nível de conhecimento dos leitores a que este se direciona. Através de buscas em livros e na internet, foi possível construir um pequeno acervo de informações a serem selecionadas e filtradas para que pudessem fazer parte deste texto.

1.1 Conceitos de Hardware/Software
Hardware é a parte física de umcomputador, é formado pelos componentes eletrônicos, como por exemplo, o gabinete, o monitor, o teclado, o mouse, os drives de cd-rom, circuitos de fios e luz, placas e qualquer outro material em estado físico, que seja necessário para fazer com o que computador funcione. Depende do software para funcionar.
Software é um conjunto de instruções, ordenadas e lógicas, fornecidas ao hardware para aexecução de procedimentos necessários à solução dos problemas e tarefas do processamento de dados. É o que torna possível aos computadores terem uma variedade ilimitada de utilizações.

1.2 Estrutura de um computador digital

Um computador digital é uma maquina criada para resolver problemas para as pessoas. Ele só cumpre tarefas dadas a ele através de uma seqüência de instruções aqual denominamos de programa ou sistemas operacionais, juntamente com seus aplicativos que executa a funcionalidade para a sua utilização de forma que conhecemos atualmente. Processar dados significa transformar informações que temos em mãos (informações iniciais ou de entrada) em informações úteis (informações finais ou de saída, esta que é a função do computador digital.
Todos os computadorescontém 5 unidades essenciais:
* Lógica e aritmética: área da CPU para realizar funções lógicas e aritméticas;
* De memória: armazena dígitos binários e dados manipuláveis e é controlada pela unidade de controle;
* De entrada: dispositivos que transferem dados para o processador;
* De saída: dispositivos que transferem dados do processador para o mundo exterior;
* De controle: comandaas operações de todas as demais unidades.
1.3 Representação e armazenamento da informação

O computador utiliza uma representação binária para fazer o armazenamento e manipulação dos dados. Dados neste caso podem ser programas armazenados, imagens, sons, textos, vídeos, dentre outros. Qualquer informação ou dado dentro de um computador é representado em números binários (0 ou 1), querepresenta um Bit, a menor unidade de informação de um computador. Para facilitar o processamento e gerenciamento dos dados, eles são agrupados em bytes (conjunto de 8 bits).

1.4 Histórico, evolução e perspectivas da computação
1.5.1 Histórico, evolução

Em 1931, o engenheiro elétrico e físico americano, nascido em Everett, Massachusetts, Vannevar Bush desenvolve no MIT(Massachussetts Institute of Tecnology), uma máquina de análise diferencial, que podemos considerar como primeiro computador do mundo. Foi a partir da II Guerra Mundial que o desenvolvimento dos computadores eletrônicos ganhou mais força, quando os governos perceberam o potencial estratégico que estas máquinas ofereciam. Os governos incentivaram o desenvolvimento de equipamentos que pudessem calcular...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • principios basicos
  • Informatica Basico
  • Princípios de informática
  • Princípios básicos de design
  • Princípios Básicos da Automotivação
  • princípio básico da competência
  • principios basicos de uma bateria
  • Direito internacional principios básicos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!