Informática no ambiente escolar para o 5º ano - alunos de 09 a 12 anos.

Páginas: 16 (3980 palavras) Publicado: 9 de junho de 2013
Informática no Ambiente Escolar para o 5º ano - alunos de 09 a 12 anos.





SUMÁRIO

RESUMO 3
INTRODUÇÃO 4
1 Informática x Currículo 6
2 Informática e Aprendizagem 8
3 Os Professores e a Informática 10
4 Os momentos do processo 11
5 O Coordenador do Laboratório de Informática 14
6 A Internet na escola 16
7 Objetivo 17
8 CRONOGRAMA 3
9 Desenvolvimento das Ações 3
Conclusão 4BIBLIOGRAFIA 6
RESUMO



Este artigo se baseia na experiência da introdução da Informática em uma escola de São Paulo. Nesse enfoque, será trabalhada a introdução da Informática como um processo e a importância da intervenção do coordenador de Informática na reconstrução da prática pedagógica do professor no uso da Informática na educação.

Palavras-chaves: Implementação,Informática, Didática, Reconstrução Pedagógica.





























INTRODUÇÃO



A Informática vem adquirindo cada vez mais relevância no cenário educacional. Sua utilização como instrumento de aprendizagem e sua ação no meio social vem aumentando de forma rápida entre nós. Nesse sentido, a educação vem passando por mudanças estruturais e funcionaisfrente a essa nova tecnologia.

Houve época em que era necessário justificar a introdução da Informática na escola. Hoje já existe consenso quanto à sua importância. Entretanto o que vem sendo questionado é da forma com que essa introdução vem ocorrendo.

Com esse artigo pretendo discutir alguns pontos, de suma importância, que possam gerar uma reflexão sobre a introdução da Informática naescola, como: o ser humano e a tecnologia, Informática x currículo, o processo de introdução da Informática, a função do coordenador de Informática.

O objetivo deste artigo é que O Ser humano e a Tecnologia Segundo FRÓES: “A tecnologia sempre afetou o homem: das primeiras ferramentas, por vezes consideradas como extensões do corpo, à máquina a vapor, que mudou hábitos e instituições, aocomputador que trouxe novas e profundas mudanças sociais e culturais, a tecnologia nos ajuda, nos completa, nos amplia. Facilitando nossas ações, nos transportando, ou mesmo nos substituindo em determinadas tarefas, os recursos tecnológicos ora nos fascinam, ora nos assustam...”

A Tecnologia não causa mudanças apenas no que fazemos, mas também em nosso comportamento, na forma como elaboramosconhecimentos e no nosso relacionamento com o mundo. Vivemos num mundo tecnológico, estruturamos nossa ação através da tecnologia, como relata KERCKHOVE, na Pele da Cultura “os media eletrônicos são extensões do sistema nervoso, do corpo e também da psicologia humana”.

De acordo com (FRÓES) “Os recursos atuais da tecnologia, os novos meios digitais: a multimídia, a Internet, a telemática traznovas formas de ler, de escrever e, portanto, de pensar e agir. O simples uso de um editor de textos mostra como alguém pode registrar seu pensamento de forma distinta daquela do texto manuscrito ou mesmo datilografado, provocando no indivíduo uma forma diferente de ler e interpretar o que escreve, forma esta que se associa, ora como causa, ora como conseqüência, a um pensar diferente.”

BORBA(2001) vai um pouco mais além, quando coloca “seres-humanos-com-mídias” dizendo que os seres humanos são constituídos por técnicas que estendem e modificam o seu raciocínio e, ao mesmo tempo, esses mesmos seres humanos estão constantemente transformando essas técnicas. (p.46)

Dessa mesma forma devemos entender a Informática. Ela não é uma ferramenta neutra que usamos simplesmente para apresentarum conteúdo. Quando a usamos, estamos sendo modificados por ela.



Informática x Currículo


O principal objetivo, defendido hoje, ao adaptar a Informática ao currículo escolar, está na utilização do computador como instrumento de apoio às matérias e aos conteúdos lecionados, além da função de preparar os alunos para uma sociedade informatizada.
Entretanto esse assunto é polêmico....
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Informatica 1º ao 5º ano
  • TREINAMENTO DE FUTSAL PARA CRIANÇAS DE 09 À 12 ANOS
  • 5º ano
  • 12 anos
  • A i9nfluencia do futebol em escolares de 12 a 14 anos
  • Qual a faixa et ria e ano escolar de seu grupo de alunos
  • Adaptação de crianças de 0a à 3 anos no ambiente escolar
  • Saresp-5º ano-lp

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!