Informática na engenharia

Páginas: 48 (11914 palavras) Publicado: 26 de abril de 2011
O ENSINO DE INFORMÁTICA NUMA UNIVERSIDADE BRASILEIRA
 
Luís Paulo Leopoldo Mercado
Prof. do Departamento de Teorias e Fundamentos da Educação
CEDU - UFAL
 RESUMO
Este artigo é parte da Dissertação de Mestrado “Metodologia do Ensino de Informática: uma Proposta para o Ensino Superior”(UFSM,1993) e analisa o Ensino de Informática na Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), como este vem sendo conduzido e as consequências que dele decorrem. Analisou-se, através de uma pesquisa dialética, a relaçãoSociedade/Informática, Educação/Informática e Metodologia do Ensino/Informática.
 
1 - INFORMÁTICA E SOCIEDADE NO ENSINO SUPERIOR
A relação Informática e Sociedade é aqui discutida a partir do posicionamento dos professores e da opinião dos alunos das disciplinas de Informática naUniversidade Federal de Santa Maria, objeto deste estudo.
O computador é de suma importância em todos os setores da sociedade atual e é uma das principais ferramentas de trabalho, por ser um instrumento capaz de armazenar grande número de informações, ter enorme agilidade em fazer cálculos e processar dados: "toda a nova tecnologia é feita de forma a diminuir otrabalho humano, valorizar o ser humano. O computador se encaixa nessa ótica porque é uma nova tecnologia e o que estamos vendo é que as tecnologias mais antigas se voltaram mais à automatização da parte manual". (Professor entrevistado)
O computador surgiu para melhorar a vida das pessoas, fazendo com que tenhamos mais tempo livre para outras atividades.A importância da Informática na sociedade é muito grande, uma vez que hoje somos colocados dentro do contexto mundial pelo conhecimento da informação: quem tem informação detém o poder e um dos mecanismos para se deter a informação é a computação.
A informatização da sociedade está levando a uma tendência mais generalizadora das atribuições das pessoas.Isto se relaciona diretamente com a qualificação do trabalho, o que vem a exigir da Universidade uma qualificação elevada e uma formação polivalente, com objetivo de responder aos processos de trabalho recompostos e em mutação.
A Informática teve um desenvolvimento muito grande nos últimos tempos, porque conseguiu recuperar de maneira muito mais rápida ainformação para as pessoas, permitindo produzir mais conhecimentos, originando novas tecnologias e estudos de como melhor utilizar essas infomações. Outra vantagem é o computador poder cruzar essas informações de várias formas e de acordo com as necessidades das pessoas. Alguns posicionamentos dos professores sobre esse aspecto mostram que: "o computador hoje é uma ferramenta de trabalho extremamentenecessária ao convívio normal numa sociedade. Lançamos mão do computador como agente auxiliar em todas as tarefas que são usadas na sociedade. Hoje em dia, tudo que existe praticamente está calcado dentro de uma rotina desenvolvida por um computador. Então, é extremamente necessário que se aprenda a utilizar esse recurso". "Essa ferramenta nos ajuda demais no trabalho que se diz braçal, aqueletrabalho cansativo, ou seja, nós ficamos com nosso tempo mais livre para maior raciocínio e para maior preparo das atividades, enquanto que o computador faz o trabalho braçal, trabalho repetitivo e cansativo do nosso diaadia. É importantíssimo, não tem mais como ignorálo."
O computador tem uma aplicação muito vasta na sociedade, sendo aplicado em todas as...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Engenharia informatica
  • Engenharia informatica
  • Engenharia informática
  • informatica na engenharia
  • Informática para engenharia
  • Informatica na engenharia
  • Engenharia informática
  • Engenharia informatica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!