Informática básica

Páginas: 12 (2910 palavras) Publicado: 3 de maio de 2013
INTRODUÇÃO

Informática é a ciência que estuda os meios de armazenamento, transmissão e processamento das informações, tendo como seu maior propulsor e concretizador, um equipamento eletrônico chamado computador. Computador é o nome dado a um dispositivo eletrônico que armazena, processa (processar = calcular) e recupera informações, quase como um liquidificador (que armazena as frutas elegumes, processa-os e recupera, como resultado, o suco desejado). A história dos computadores eletrônicos remonta do meio da segunda grande guerra, quando o exército americano construiu o ENIAC, um computador que ocupava cerca de um terço da área do Maracanã, e possuía 18.000 válvulas (apesar dos exageros, este “trambolho” tinha poder de cálculo equivalente à sua calculadora de bolso).
 1. HARDWARE

O hardware é o conjunto dos componentes que compõem a parte material (física) de um computador, ao contrário do software, que diz respeito aos componentes lógicos (intangíveis). Porém, o conceito costuma ser entendido de forma mais ampla e é usado para denominar todos os componentes físicos de uma tecnologia.
No caso da informática e dos computadores pessoais, o hardware permitereportar-se não só aos componentes físicos internos (disco duro, placa mãe, microprocessador, circuitos, cabos, etc.), mas também aos periféricos (scanner, impressora).
O hardware pode ser básico (os dispositivos necessários para iniciar o funcionamento de um computador) e complementar (os dispositivos que realizam funções específicas).
No que diz respeito aos tipos de hardware, constam osperiféricos de entrada (permitem inserir informação no sistema, como o teclado e o rato), os periféricos de saída (exibem ao utilizador o resultado de várias operações realizadas no computador. Exemplo: monitor, impressora), os periféricos de entrada/saída (modem, cartões de rede, memórias USB), a unidade central de processamento ou CPU (os componentes que interpretam as instruções e processam os dados)e a memória de acesso aleatório ou RAM (que é usada para o armazenamento temporário de informação).
A história do desenvolvimento do hardware, por outro lado, é traçada por diversos marcos históricos e etapas. Fala-se de primeira geração (com tubos de vidro que alojavam circuitos elétricos), segunda geração (com transistores), terceira geração (que permitiu acondicionar centenas de transistoresnum circuito integrado de um chip de silício) e de quarta geração (com o advento do microprocessador). Com o progresso registrado nos estudos sobre nanotecnologia, tudo leva a crer a aparição de um hardware mais avançado nos próximos anos.

2. DISPOSITIVOS

2.1. Dispositivos de Entrada

Uma entrada é, na informática, uma informação que é recebida por um sistema de modo a ser processada. Oconceito aparece sempre associado à saída, isto é, à apresentação dos dados previamente processados para que estes estejam à disposição do utilizador.
Os dispositivos de entrada são os equipamentos e componentes que permitem inserir/introduzir informação na unidade de processamento. O teclado, o rato, o scanner, a câmara web (webcam), a caneta óptica e o micro são dispositivos de entrada: permitemenviar dados através das teclas, do movimento do dispositivo e da acção de clicar nos botões, por exemplo. Os monitores e as impressoras, por sua vez, costumam ser mencionados como dispositivos de saída: os primeiros emitem informação através do ecrã, ao passo que as segundas fornecem a impressão em papel.
Outros dispositivos, como as placas de rede e os modems, são considerados dispositivos deentrada e de saída pelo facto de receberem informação e de a distribuírem para outras unidades de processamento. Uma definição mais precisa mostra que todos os dispositivos podem ser simultaneamente de entrada e de saída (o teclado, o rato e o scanner também enviam e recebem sinais de e para várias partes do computador).
Os ecrãs tácteis são outros dispositivos híbridos, já que é possível...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • informática basica
  • Informatica basica
  • Informática Básica
  • Informatica basica
  • Informatica basica
  • informatica basica
  • informatica basica
  • informática básica

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!