Infogr Fico Do G S Oxig Nio 3 Do Ensino M Dio C Bruna E Wallace

444 palavras 2 páginas
Oxigênio









O oxigênio é o elemento químico mais importante para a sobrevivência dos seres vivos, sendo do conhecimento de todos que sem ele não há vida no planeta.
Muitas são as situações do nosso dia-a-dia em que percebemos a presença de ar. Quando sentimos a brisa suave no nosso rosto, quando o vento sopra forte balançando os galhos das árvores, quando respiramos e sentimos o ar entrando e saindo dos nossos pulmões, estamos percebendo a presença do ar.
Este elemento de tão primordial importância pode ser encontrado em estado gasoso, em estado líquido ou em estado sólido.
O oxigênio à temperatura ambiente é um gás incolor, insípido, inodoro, não combustível e sem solubilidade na água.
Este é um elemento quimicamente representado pelo símbolo O, o seu numero atômico é o
8 o que quer dizer que na sua constituição existem 8 prótons e 8 elétrons e a sua massa atômica de 16.
Do que o ar é feito? vejamos no próximo slide;

O gás de maior quantidade é o gás nitrogênio Depois vem o oxigênio com cerca de 21%. O 1% restante inclui argônio, o gás carbônico e outros gases.

Do que o ar é feito?

Outros gases; 1%
Oxigênio; 21%

Nitrogênio; 78%

Características do Oxigênio = O
Quando a atmosfera se encontra com condições normais de temperatura e pressão o oxigênio descobre-se no seu estado normal, o gasoso, formando moléculas biotômicas de forma molecular.

Esta molécula de oxigênio é formada durante o processo de fotossíntese das plantas sendo posteriormente usada por todos os seres vivos no seu processo de respiração.

O oxigênio líquido é obtido por um processo de destilação fracionada do ar líquido juntamente com o nitrogênio.
O gasoso que existe nos hospitais e nas indústrias é apresentado e vendido em cilindros de alta pressão que é obtido através de um processo de separação do ar.

Este tipo de oxigênio pode também ser concebido no local onde vai ser utilizado através da utilização de compressores, filtros e secadores de ar onde é usada a chamada peneira

Relacionados