Influênica da mídia na Sociedade

622 palavras 3 páginas
FACULDADE de integração do ensino superior do cone sul – fisul

a iNFLUÊNCIA DA mÍDIA

JEFERSON ZULIANOTTO
VANDEMIR PILATTI
GEDERSON DATEIN
FABRÍCIO BARILI
ADEMIR BUENO

GARIBALDI, JUNHO DE 2014.

A Influência Da Mídia
A influência da mídia vem aumentando a cada dia na tomada de decisões, saberes, valores, educação, consumo, julgamentos, dentre outras questões que são ligadas a forma de viver em sociedade. Usando de artifícios, algumas mídias não levam a informação de forma a dialogar com o interlocutor. Mas sim, passam uma imagem unidirecional, levando a crer o que se vê por meio de suas lentes. Segundo Guareschi (2004, p.34) “poderíamos argumentar que temos a possibilidade de discordar do que é dito e mesmo criticar o que chega até nós. Mas, uma coisa não podemos fazer: é saber o que foi propositalmente ocultado, o não-dito, o silenciado”.
Assim também, o cientista político italiano Sartori, conforme afirma a Revista Debates “chegou a afirmar que as notícias, por exemplo, não se limitam a transmitir informações: a maior parte das notícias e reportagens do vídeo não mentem, ou não têm a intenção de mentir; no entanto, a televisão em si, enquanto técnica, faz muitas coisas que, combinadas, implicam que aquilo que é mostrado é muitas vezes uma meia verdade ou algo inteiramente falso (SARTORI apud PORTO, 1997, p.51).”
No documentário “Muito além do cidadão Kane” (Beyond Citizen Kane, 1993), dirigido por Simon Hartog para o Channel Four da Inglaterra, percebe-se a influência que uma emissora tem na vida dos brasileiros, na formação de suas opiniões e tomadas de decisão. Como podem ser manipulados em função de interesses econômicos ou políticos. Como sintetiza a estudiosa Ivana Bentes:
(...) o que parece estar em questão é o imediatismo do espetáculo e no máximo a satisfação individual, mais que uma política do comum, ampla, constituinte e democratizante. A ideia de uma cidadania pela mídia – com prestação de serviços, informações

Relacionados

  • Alimentaçao na Aprendizagem Escolar
    5385 palavras | 22 páginas
  • Plt413
    24103 palavras | 97 páginas