Influências do pensamento MAQUIAVÉLICO na CONJUNTURA POLÍTICA CONTEMPORÂNEA

434 palavras 2 páginas
POR DIENEG S. ASSIS-ACADÊMICO DE DIREITO 2013

Influências do pensamento MAQUIAVÉLICO na CONJUNTURA POLÍTICA
CONTEMPORÂNEA.
[...]
Maquiavel foi um dos primeiros a formular pensamentos pertinentes este tema.
Durante sua vida, Ele observou as várias disputas políticas deflagradas entre os diversos reinos distribuídos na Península Itálica. Ao analisar a instabilidade ocasionada pelos recorrentes conflitos entre esses reinos, iniciou um pensamento sobre como seria possível o
Governante se manter no poder em meio às mais variadas adversidades.
Esse pensamento (Maquiavélico) busca sublinhar forma de como o bom governante deve “agir” (O governante hábil deve equilibrar a Virtude e a Fortuna para que assim possa garantir seus interesses. - Maquiavel).
Ser amado pelas pessoas boas e odiado pelos seus inimigos, talvez seja a coisa mais difícil de fazer, porém; caracteriza segundo Maquiavel, aspectos de um “bom líder”. Por isso, sempre há necessidade de planejamento por parte do governante na administração do seu legado.
O pensamento Maquiavélico aponta para a luta pela existência do Estado soberano que é fundamental para a segurança da população e para um bom andamento da conjuntura política. Também deve haver relação amigável com o povo que o elegeu, para poder governar tranquilamente, em favor do bem comum.
Certos atos fará com que Ele, por sua vez, esteja à mercê de inimigos egoístas, que a todo o momento almejam seu cargo. Entretanto, esse problema não pode transformá-lo em um tirano. (O bom rei deve deter seus traidores desde que não seja odiado a ponto de incitar uma grande revolta contra si. - Maquiavel). Daí surge o pensamento de que “os fins justificam os meios”, e faz com que o planejamento e a estratégia sejam elementos indispensáveis para a preservação do Estado Absolutista.
“Todos concordam” que é muito louvável um príncipe que respeite a sua palavra e vive com integridade, sem astúcias nem embustes. Contudo, a experiência do nosso

Relacionados