Influência dos Nanocompósitos obtidos a partir das Fibras de Bambu em Resinas Poliuretanas Aplicadas no Setor Moveleiro

9935 palavras 40 páginas
Projeto de Pesquisa

Influência dos Nanocompósitos obtidos a partir das Fibras de Bambu em Resinas Poliuretanas Aplicadas no Setor Moveleiro – Uma Relação do Design de Produto, Arquitetura de Interiores e Engenharia de Materiais.

(Projeto de pesquisa CNPq arquitetura de interiores e novos materiais)

PROPONENTE: Prof. Dr. José Wilson de Jesus Silva

Junho – 2013

IDENTIFICAÇÃO DA PROPOSTA

A inovação tecnológica e o fomento ao desenvolvimento da pesquisa aplicada em novos materiais tornam-se um desafio para as soluções originais e regionais. Dentro deste aspecto, os poliuretanos derivados de óleo de mamona têm origem nos primeiros trabalhos propostos ainda na década de 1940, em que foram sintetizados os polímeros para serem aplicados como tintas e vernizes no setor automobilístico. Portanto, com o surgimento dos polióis poliéteres, no final da década de 1950, tendo como fatores importantes baixos custos e subproduto do petróleo, mostrou-se assim restrições ao desenvolvimento de materiais mais nobres, devido à delegação em níveis inferiores aos planos de pesquisa com a adição do óleo de mamona. A procura por alternativas que levam à produção de um polímero biodegradável tem motivado pesquisadores a buscar fontes para substituições dos polímeros tradicionais, visando à usabilidade de fontes naturais renováveis como ferramenta de preservação ambiental e o desenvolvimento de novos materiais para aplicações em diversos setores industriais.
Os grupos de pesquisa da FATEA, especificamente os cursos de graduação em Desenho Industrial (Design) e Arquitetura e Urbanismo, nos últimos anos vêm ampliando suas ações na investigação científica com o envolvimento de docentes, funcionários e alunos, nos projetos e na aquisição de financiamentos pelos órgãos de fomento tais como: Edital Universal, CNPq - 2008 com a criação do Laboratório de Materiais, Texturas e Modelagem e as bolsas do PIBIC-FATEA – 2010-2011, 04

Relacionados