Influência do associativismo em meios rurais.pdf

754 palavras 4 páginas
LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO SOCIAL (PL)
Unidade Curricular: Seminário de Supervisão
3º Ano - 2º. Semestre
Ano Letivo de 2012/2013
Docente: Dr. Joaquim do Arco

Introdução
A presente comunicação pretende abordar uma determinada realidade social encontrada em contexto da Unidade Curricular de Prática I, bem como algumas problemáticas que nos propusemos explorar.
No desenvolvimento do presente trabalho irão ser abordados assuntos como a cidadania, o associativismo, a democracia e o desenvolvimento comunitário. Procura-se percecionar a relação entre a comunidade e o desenvolvimento local. De uma forma alargada visiona-se a capacidade de iniciativa de alguns elos de ligação na comunidade que tomam parte integrante da participação comunitária em prol do bem-estar social.
Saliento ainda a importância da identidade coletiva e individual, em sentido lato, como forma da comunidade se manter e estruturar, criando um sentido afetivo e propiciando ao tempo um substrato que mais tarde se poderá transformar num suporte social dessas mesmas populações, sendo importante compreender os diversos intervenientes e os seus interesses, bem como a forma como estes vão agilizando os seus processos de intervenção indo, assim, ao encontro das necessidades dessas comunidades. Neste contexto será importante verificar em que ponto se encontram as relações pessoais e sociais e perceber como estas vão ao encontro da satisfação das pessoas e da sua qualidade de vida nesta comunidade.
Este trabalho irá assentar na investigação que foi efetuada ao longo cinco meses e que veio detetar a necessidade de uma maior articulação entre as diversas instituições sociais e lúdicas no terreno, de forma a demonstrar a necessidade de um papel mais interacionista de modo a combater algum isolacionismo e desinteresse constado.
É importante perceber que as instituições são geridas por pessoas que, mercê da sua vontade, tentam implementar projetos individuais e coletivos, podendo por

Relacionados