INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE ENCHIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE DEFEITOS EM PEÇAS DE ALUMÍNIO

509 palavras 3 páginas
ENGENHARIA DE PRODUÇÃO
Disciplina: Processos de Fabricação I
Data: 29.04.2013
Professora:
Alunos:

RESENHA DO ARTIGO

INFLUÊNCIA DA VELOCIDADE DE ENCHIMENTO SOBRE A FORMAÇÃO DE DEFEITOS EM PEÇAS DE ALUMÍNIO:
SIMULAÇÃO NUMÉRICA VS. RESULTADOS EXPERIMENTAIS

No desenvolvimento experimental foi utilizada uma peça com características adequadas ao processo de fundição sob pressão, injetada usando uma máquina com recursos para controle de parâmetros de processo, de forma a alimentar o software e tentar simular as mesmas condições. A peça escolhida foi a liga AlSi9Cu3, as amostras foram fundidas em injetora de câmara fria com força de fechamento de 850 toneladas força, a temperatura do metal líquido no forno de espera se encontrava a 670°C. Para dar mais fidelidade às condições de processo, 8 pontos do molde foram estrategicamente escolhidos para o controle da temperatura.
Os resultados da simulação são apresentados na forma de evolução do enchimento para as velocidades de 1,05 e 3,15m/s. A análise destas sequências de enchimento mostra que para o uso de uma menor velocidade de injeção ocorreu um resfriamento acentuado na frente de avanço do metal, sendo que para 52% de enchimento já se observa a ocorrência de temperaturas inferiores à temperatura líquidus da liga em estudo, indicando uma maior possibilidade de ocorrência do defeito tipo “solda fria” em comparação com o comportamento apresentado para o uso de maior velocidade de injeção. A partir de 64% do enchimento começam a ocorrer temperatura inferiores à líquidus na frente de enchimento enquanto que para 70% do enchimento praticamente toda a frente apresenta temperaturas inferiores à liquidus, indicando a existência de uma grande quantidade de material no estado semi-sólido, aumentando a tendência para o surgimento de “solda fria”.
Estas variações nas distribuições de temperaturas ao longo das frentes de enchimento estão diretamente relacionadas com os maiores tempos necessários para o enchimento

Relacionados

  • engenheira
    302346 palavras | 1210 páginas
  • Tabela de vencimentos
    116933 palavras | 468 páginas
  • Bizús de enfermagem
    145457 palavras | 582 páginas
  • livro de economia
    411095 palavras | 1645 páginas