Influência da soja na redução dos fogachos e dos lipídeos plasmáticos em mulheres no climatério – revisão sistemática

5832 palavras 24 páginas
INFLUÊNCIA DA SOJA NA REDUÇÃO DOS FOGACHOS E DOS LIPÍDEOS PLASMÁTICOS EM MULHERES NO CLIMATÉRIO – REVISÃO SISTEMÁTICA

INFLUENCE OF SOYBEAN IN REDUCING HOT FLUSHES AND PLASMA LIPIDS IN MENOPAUSAL WOMEN – SIYTEMATIC REVIEW

Mariléia Machado Vieira Bardini1
Rafaela Liberali2
Vanessa Fernandes Coutinho3

1. Graduação em nutrição pela Universidade do Sul de Santa Catarina - UNISUL e discente do Programa de Pós-Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho.
2. Professora do programa de Pós Graduação Lato Sensu em Nutrição Clínica – Fundamentos Metabólicos, Educadora Física e Mestre em Engenharia de Produção pela UFSC.
3. Nutricionista; Doutora em Ciências dos Alimentos; Coordenadora de curso de Nutrição Clínica da Universidade Gama Filho.

Email: marileia_bardini@hotmail.com

Florianópolis - 1817
Data: 14/07/2012

RESUMO

Introdução: Nos últimos anos o consumo da soja como alimento funcional tem se expandido devido da presença de proteína de boa qualidade e compostos bioativos que atuam na preservação da saúde humana. Objetivo: O objetivo deste estudo foi demonstrar através de uma revisão sistemática a influência da soja na redução dos fogachos e dos lipídeos plasmáticos em mulheres no climatério. Metodologia: A metodologia empregada foi revisão sistemática. Foram realizados estudos relevantes sobre o assunto através de artigos, livros, teses, dissertações, anais de congresso e publicações dos órgãos de saúde nos anos de 1983 a 2012 nas bases de dados PubMed, Scielo, Elsevier, ScienceDirect e Google Acadêmico, utilizando os seguintes termos para a busca: soja, isoflavonas, proteína da soja, fogachos, lipídeos plasmáticos e climatério. Os critérios para a inclusão dos artigos foram: assuntos relacionados à soja, sua proteína e seus compostos ativos que influenciam na redução dos fogachos e dos lipídeos plasmático em mulheres no climatério. Foram selecionados 8 artigos, 4 nacionais e 4 artigos

Relacionados

  • Manual Climatério Febrasgo
    26216 palavras | 105 páginas